PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,7-10)(12/11/19)
.
Caríssimos, se uma casa é bem guardada nenhum inimigo entra nela; assim seja a casa de nossas almas, deixemos habitar nela somente as virtudes do Espírito Santo, especialmente a humildade; e pela dom da oração do coração, sejamos vigilantes não deixando entrar nenhum pensamento vão, desordenado ou estranho, pois são sempre contrários à vontade de Deus.
 
Por isso, fiquemos atentos, pois o maligno, por meio de tentações, procura entrar em nossas almas oferecendo poder, fama e prazer, que na verdade não passam de armadilhas enganosas; desse modo, sugere corrupção, mentiras, falsas acusações, ameaças, violência, falsos julgamentos, falsa piedade, moralismo farisáico e todas as armas que o inferno dispõe para levar à perdição os que se deixam dominar por tais pensamentos.
.
Como combater isso? Usando as armas que o Senhor nos concede para vencermos todas as batalhas que travamos contra o mal. Na sua carta aos Efésios são Paulo nos ensina quais são essas armas: a verdade, a justiça, a fé, "e a espada do Espírito Santo, isto é, a Palavra de Deus." E acrescenta: "Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos."
.
Conclusão: Caríssimos, a obra da salvação é divina, e foi consumada no lenho da cruz ao custo do sofrimento de Jesus que se apresentou à humanidade como o servo sofredor; o Cordeiro imolado. Cabe à nós aderirmos à Ele de todo o coração, nós que somos servos inúteis, para que tenha piedade de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna, pela nossa obediência à vontade do Pai.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.