PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,1-6)(11/11/19)
 
Caríssimos, amar até as últimas consequências significa sermos amparados pela caridade do Espírito Santo, para que movidos por Ele, ponhamos em prática a totalidade da vontade de Deus. Mas, como isso é possível? Ora, por sermos filhos amados de Deus, templos do Espírito Santo, recebemos os seus dons e os seus frutos, para multiplica-los por nossso modo de ser em Cristo.
.
Com efeito, o tema desta liturgia de hoje trata exatamente da prática do perdão como fonte de unidade e de caridade fraterna. Aliás, são Paulo se referindo à esse tema, assim nos exorta: [Irmãos], "Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros."
.
Na primeira de hoje nós vimos que a virtude da humildade é o remédio espiritual para a cura da soberba e da vanglória que são como um câncer para a alma. Diz o hagiógrafo: "Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração, porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança; com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos."
.
Conclusão: Caríssimos, no Evangelho de hoje Jesus nos ensina que não existe limite para o perdão, porque ele é a fonte da verdadeira paz. De fato, quem não perdoa, porta na própria alma as ofensas e os pecados cometidos contra si. Por outro lado, segundo o conselho do Senhor, perdoar é amar, é fazer a vontade de Deus, porque é Deus mesmo quem perdoa por meio de nós e cura as feridas de nossas almas nos dando a paz e a alegria de viver por sermos misericordiosos, como Ele é Misericordioso. (cf. Lc 6,36-38). 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.