NÃO CRER NA RESSURREIÇÃO É VIVER E MORRER SEM ESPERANÇA ALGUMA...

Homilia do 32°Dom do tempo comum (Lc 20,27-38)(10/11/19)

.

Caríssimos, Deus é eterno e tudo criou para a eternidade, por isso, não podemos pensar a vida natural como um fim em si mesmo e que finda com a morte natural, pois, só em pensar nessa condição, perde-se toda esperança no devir e também aqui; é uma espécie de derrotar-se a si mesmo, como disse Jesus aos Saduceus por não acreditarem na ressurreição: "Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus."

.

Com efeito, a ressurreição é a vitória sobre a morte natural e a morte espiritual; ou seja, é a condição da vida na eternidade que Deus concede como herança àqueles que ressuscitam com Cristo, bem como nos ensinou São Paulo: "O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados."

.

De fato, "Crer na ressurreição dos mortos foi, desde o princípio, um elemento essencial da fé cristã. «A ressurreição dos mortos é a fé dos cristãos: é por crermos nela que somos cristãos» (Tertuliano). Ora, essa garantia o Senhor mesmo nos deu no Evangelho de João: "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais."

.

Conclusao: Caríssimos, ter a mesma atitude dos Saduceus de não acreditar na ressurreição, é não acreditar em Deus, é viver sem esperança alguma; é não acreditar no amor, é não amar. De fato, Deus nos deu a vida nova em Cristo pelo batismo, para vivermos em Sua presença desde já em santidade e justiça. Por isso, Ele nos ressuscita com Cristo quando formos atingidos pela morte natural.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.