Gratidão - A Riqueza Dos Agradecidos

A cada época novas palavras ganham peso e viram quase clichês, as vezes sendo ditas de forma tão banal, que perdem o efeito ou a grandiosidade de seu significado. Atualmente a palavra é GRATIDÃO! Nas redes sociais adolescentes jovens adultos tem colocado em seus status gratidão pela amizade, pela escola, etc...no entanto as relações por vezes tão frívolas.

Afinal Gratidão!!

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela . “Seja agradecido pelo que você tem e acabará tendo mais. Se você se concentrar no que você não tem, nunca terá o suficiente.” Oprah Winfrey

“Gratidão transforma o que você tem em suficiente.” Melody Beattie

Estudos revelam que a gratidão também é altamente benéfica para a saúde e para os relacionamentos. Robert Emmons, é um cientista que estuda os efeitos da gratidão na vida das pessoas. Após estudos com mais de 1000 pessoas de idade entre 8 e 80 anos, encontrou que as pessoas que consistentemente praticam gratidão tiveram uma série de benefícios:

Físicos

• Sistemas imunológicos mais fortes

• Menor incomodação com dores

• Menor pressão sanguínea

• Mais exercício e maior cuidado com a saúde

• Dormir mais e sentir-se com mais energia ao caminhar

Psicológicos

• Maior nível de emoções positivas

• Mais alerta, vivo e acordado

• Mais prazer e alegria

• Mais otimismo e felicidade

Social

• Mais prestatividade, generosidade e compaixão

• Mais perdão

• Ser mais extrovertido

• Sentir-se menos só e isolado

Um outro benefício da gratidão reportado por Emmons e que é muito relevante é que ela bloqueia sentimentos negativos como a inveja e o ressentimento. O poder da gratidão pode até mesmo diminuir a frequência e episódios de depressão.

Mais ainda, a gratidão reduz a sua necessidade de ter controle sobre as coisas. Aquela vontade de que tudo têm que estar perfeito. Aquele sentimento de que as outras pessoas têm que agir da forma como você quer e você tem que ter as coisas que deseja para ser feliz se torna menos relevante pois você passa a focar na gratidão por ter aquilo que já tem e aprender a aceitar melhor aquilo que não tem e que não pode ser mudado.

"Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor" (1 Timóteo 1:12).

Atualmente basta olharmos a nossa volta e vamos perceber que a grande maioria não tem conseguido grande êxito em suas expectativas Eu também não! , mas, sou muito grato a Deus por tudo que tem feito e por tudo que tem me dado. Sou uma pessoa batalhadora e , mesmo assim, sinto-me um ser humano feliz e abençoado", dizia um homem ao amigo, em seu trabalho. "Seu testemunho mostra que não é um homem pobre. Os que são gratos a Deus deixam de ser pobres e se tornam ricos", concluiu o amigo.

A partir do momento que começamos a ser gratos pelo que temos e aceitar melhor o que não temos passamos a ser mais felizes e de bem com a vida. Que riqueza maravilhosa é reconhecer que, em qualquer situação, Deus está agindo a nosso favor e nos abençoando. Pobres são os ingratos, os queixosos, os que nunca estão satisfeitos com o que têm.

Se os dias são difíceis, Deus está cuidando e dando a graça necessária para seguir adiante. Se o dinheiro é curto, Deus sabe do que somos capazes de fazer com ele e prepara-nos para nos dar mais. Se os obstáculos são difíceis de ultrapassar, Deus nos dá estratégias para vencê-los e esta vitória valerá mais do que caminhar em terreno plano.

Em qualquer circunstância e diante de qualquer batalha, sejamos gratos a Deus. Ele está ao nosso lado e, na hora que desejar, fará os ventos cessarem e voltar a bonança completa, para nossa grande felicidade.

Sempre que possível expresse gratidão às pessoas responsáveis por ter proporcionado um momento de felicidade na sua vida.

Desde um simples muito obrigado até uma carta ou presente, fará bem para você e para quem recebe a gratidão. Uma ótima oportunidade de criar laços mais fortes com essa pessoa.

Em resumo, independente das dificuldades que você passa, nunca se esqueça de ser grato pelas coisas boas da sua vida e de agradecer às pessoas que fazem algo de bom para você.

É mais felicidade e energia positiva fluindo na sua vida e na vida das pessoas a sua volta também.

Carmem Lucia Corrêa De Castro Cirqueira
Enviado por Carmem Lucia Corrêa De Castro Cirqueira em 30/10/2019
Reeditado em 27/02/2020
Código do texto: T6783476
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.