Qual é o significado de presbítero?

Na Bíblia presbítero significa uma pessoa mais madura, que cuida da igreja. Os presbíteros eram líderes na igreja, ensinando e mantendo tudo em ordem. Eles tinham autoridade na igreja.

Presbítero significa o mesmo que ancião – uma pessoa mais velha, respeitada por sua idade e sabedoria. Um presbítero era alguém com maturidade suficiente para liderar uma igreja de forma sensata. Não havia uma distinção clara entre presbítero e pastor.

Os apóstolos eram considerados presbíteros porque cuidavam da igreja, junto com os outros líderes que formaram. Havia presbíteros em cada igreja, para orientar os outros fiéis. Algumas funções dos presbíteros eram:

Pregar e ensinar – transmitir e explicar a Palavra de Deus, para que todos crescessem – 1 Timóteo 5:17-18

Resolver questões difíceis – debater temas controversos e juntos tomar decisões – Atos dos Apóstolos 15:2

Orar pelos doentes – ungindo com óleo e pedindo por cura – Tiago 5:14-15

Pastorear – orientar e aconselhar os fiéis, para os fortalecer, mantendo a disciplina – 1 Pedro 5:1-2

Os presbíteros tinham autoridade e mereciam o respeito da congregação (Hebreus 13:17). O trabalho de um líder na igreja nunca é fácil. Seu objetivo não era ser “ditadores” mas liderar pelo exemplo e com sabedoria.

Leia aqui: o que é um pastor? Qual é a função de um pastor?

Quais eram os requisitos para ser presbítero?

O requisito principal para ser presbítero era ter maturidade suficiente. Maturidade é diferente de idade. Uma pessoa muito idosa, com muitos anos na igreja pode não ser madura. Espiritualmente, pode ser uma criança. O contrário também pode acontecer – um jovem muito maduro, como Timóteo.

Jeferson modesto e resposta biblica.
Enviado por Jeferson modesto em 28/10/2019
Reeditado em 28/10/2019
Código do texto: T6781243
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.