COMPREENDENDO O CONCEITO DE ALMA

Alma pra mim é a forma do corpo, segundo Aristóteles. Não a figura, mas o logos intrínseco do ser, a forma, a essência do ser. E o espírito é a consciência que essa forma tem de si. A consciência, portanto, não pode ser a alma toda, mas uma consciência dela, e é essa autoconsciência que chamam de Eu. O nosso Eu não pode captar muita coisa dessa alma, pode apenas discernir algumas coisas, do contrário esse Eu não teria mais uma alma, porque então a alma toda seria o Eu, seria toda espírito. Nenhuma alma é tão espiritual como se imagina, longe disso. A nossa alma por ser a forma do corpo, é terrena e anti-espiritual, é um grande trapo de imundícia.

A alma de uma pessoa é a forma do seu corpo, no sentido de tudo àquilo que ela viveu desde que existe, desde quando passou a ter um corpo, ou seja, desde o ventre. Imagina duas formas de alma se tornando uma. É isso que significa a frase "e se tornarão uma só carne". Duas almas, com formas de ser existenciais diferentes se tornando uma só, não era o projeto de Deus apenas pra duas criaturas, mas para toda a humanidade em relação à Deus. É isso que no Evangelho é chamado de um só espírito, uma só fé, uma só consciência segundo Jesus. A União -- entre homem e a mulher -- que realizaria uma só coisa, era só o protótipo da alma espiritual e da animal, e da União da Humanidade, fudada na Divindade, a Alma Universal de Deus.

A Alma mesma é a Forma do corpo, é aquilo que você foi durante a vida enquanto teve um corpo. Se ao morrer essa forma passasse pra outra vida, então você não morreu, apenas saiu de uma casca. E a ressurreição seria apenas voltar pra pegar de volta a casca? O corpo não é uma casca, Ele é templo da centelha divina, voltada para o Espírito. Eu sei que tem pessoas que apareceram fora do corpo, só que isso são manifestações teofanicas. Na ordem do Ser a sua Forma continua viva, Deus pode muito bem transfigurá-la sem precisar de corpo, só que isso é uma exceção, não uma promessa. A promessa fala que, em geral, todos terão que ressuscitar. Então isso significa o seguinte, a transfiguração é só uma pré-figuração.

A alma está no sangue, e o seu desenvolvimento se dá a partir de um composto de elementos nutritivos e animalescos desde o sêmen. Não existe a forma do corpo sem o corpo, e a alma no sangue já exige o composto físico, porque não existe a forma-alma sem o corpo. Em ato a alma só existe a partir da formação sanguínea, mas em sua potência ela existe desde o sêmen, que não é sangue. Já o espírito que fará dessa alma um ser racional, tem que vir como uma sobreposição na natureza animal criada, o que só se dá em ato quando a alma-forma-corpo está feita.

O sêmen não é uma matéria inerte, é a causa segunda que já contém toda a forma-matéria em potência. A alma animal, que se funda na alma vegetal, é o que será o ente, o homem. Então o pneuma não precisa participar desse desenvolvimento, porque o espírito não tem nada a ver com tal desenvolvimento que forma apenas os órgãos, enquanto a unidade física, o corpo. Neste corpo, desde o sêmen, também já existe a potência para receber o espírito, que então aguarda todo o processo do homem inferior se formar, para então, criar nele, o pneuma.

Se a alma mesma está no sangue, como que a alma vai existir sem corpo? Vai, me respondam aí senhores da opinião própria. A alma só está no sangue porque é a alma a forma do corpo, e não uma fumaça mística que usa o corpo apenas como instrumento. A alma é absolutamente dependente do sangue. A alma é a vida, e não pode existir vida animal ou vida humana, se não for pela via do sangue. Ninguém chama uma planta de ser vivente, exceto de maneira formal. Porque vivente é só o que tem sangue. Até os animais que não tem sangue, são considerados os mais inferiores de sua espécie. E como diz Aristóteles, quanto mais inferior é o ser, mais ele tende para um gênero inferior, ou seja, os animais que não tem sangue se assemelham mais aos vegetais do que aos próprios animais.

O homem tem três almas, mas que enquanto indivíduo é uma só, é sua vida. Uma alma é a nutritiva, a primeira alma que o sêmen forma. A segunda alma é a animal, que é também formada pela potência seminal. E enfim, essas duas se unem a terceira, que é o pneuma, que não nasce do sêmen, mas direto de uma criação divina. Por isso, nenhum tipo de demônio tem poder pra criar um ser humano, porque o pneuma não nasce por fluidos seminais, mas por absoluta criação divina. O pneuma é o que diferencia o homem de qualquer outro animal. Por isso, primeiro Moisés diz que Deus fez primeiro o ente, da natureza animal, do pó da terra, depois soprou de Si mesmo a espiritual.

A alma humana é uma vida na vida, mas na forma de indivíduo, fundada no corpo. Quando você morre é essa vida que morre, e a memória sensível que era a mais dependente do corpo, morre junto porque fazia parte dessa vida. Toda a memória dessa vida depende da vida para existir. E como o espírito não é toda essa vida, mas a consciência por trás dela, nessa consciência só fica alguns reflexos de memória, longe de ser uma verdadeira lembrança. Ora, após a morte você sabe que existiu, simplesmente porque enquanto pneuma ainda existe. E você sabe que esse pneuma pertencia à uma alma, e isso já é uma pequena luz de que você tinha uma vida. Porém, suas lembranças não vão muito além disso. Você está apenas aguardando a ressurreição, e nada além disso. Não há de fato a menor da menor possibilidade de existir alguma alma vagando por aí.

Não existe alma fora do corpo, nem quando você dorme e acha que sua alma saiu do corpo. A alma mesma não pode existir sem o corpo, porque o conceito de Alma é a forma do corpo, isto é, o corpo é a constituição da alma, da vida do indivíduo, desde que ele nasceu. Por isso quando uma pessoa morre ninguém diz que a alma saiu do corpo, e sim que a pessoa morreu, porque a alma morreu. E a única coisa que fica dessa alma, é seu sopro pneumático, que não constitui toda a alma, mas uma pequena parte dela, a parte intelectual. Toda a alma sensível, que era um com o corpo, já não existe. Se alguém considera que é apenas seu lado pneumático, então não precisa nem ressuscitar, não precisa reaver seu corpo, já que considera o corpo apenas uma casca.

Todavia, saibam, o corpo é o receptáculo da alma, mas não como uma casca, e sim como unidade dela, o principio da individualidade dela. Se o corpo fosse só uma casca, você seria julgado pelo que, pelo pneuma? Não! Você só tem um corpo para que você tenha uma vida nessa existência, e tal vida, sendo una, única, qual seu corpo, será esta que será julgada. Por isso é necessária a ressurreição do corpo, pois sem o corpo não pode reaver a alma. Se de fato não tivesse importancia perder esta alma, Jesus não teria dito: o que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Perder a alma significa ser jogado no inferno, com corpo e tudo, é ser extinto para sempre. Se falamos de ressurreição, falamos da salvação dessa alma, com corpo e tudo, da mesmíssima forma que era. Uma vez morto, seu sentido pneumático volta à Deus, mas mantém a plena consciência de estar aguardando a ressurreição, uns para vida eterna, outros para morte eterna.

A doutrina espírita das almas que ficam vagando, teve origem no conceito antigo de migração das almas. Em que se dizia um monte de coisas para tentar honrar a alma. Era um erro no sentido prático da coisa, mas era um acerto no sentido Ético. Porque no sentido Ético, a história da migração da alma, serve para colocar as almas justas no céu, e almas injustas no inferno, enquanto as que não são nem justas nem injustas ficam presas num meio termo, entre inferno e céu, e como esse meio termo é a terra, então elas precisam de ajuda para se libertar. Ora, isso não existe na prática, mas como uma linguagem simbólica é de fato realmente significativa. Isso é Ético porque serve de ensino. Há pessoas que não se converteram a verdade, outras que estão espiritualmente no meio termo, e outras que se morresse agora só podia mesmo ir pro inferno.

Infelizmente o espiritismo levou isso ao pé da letra, e acabou se envolvendo com um mundo de ocultismo terrível, onde fenômenos acontece toda hora, e onde demônios têm total liberdade para atuar.

Já que as pessoas imaginam que a alma é uma coisa que sai do corpo quando este morre, porque elas não brincam com o periquito, com o gato, com cachorro depois que esses morrem? Por que só acreditam que a alma fica vagando quando se trata de gente? E por que elas conversam com essa suposta alma? É porque elas sabem que a alma humana tem espírito e não só animalidade. O que elas não sabe é o que é o espírito mesmo, nem as características dele, nem a origem dele, então ficam achando que o espírito fica vagando, e eles chamam isso de alma. Vejam a maluquice das viagens que as pessoas fazem por causa da falta de conhecimento concreto.

A conversa com os mortos é uma coisa totalmente refutada, porque a alma que você chama de psique, que é a forma da vida no corpo, então ela morre quando a pessoa morre. E daí por diante só há o pneuma, que volta instantaneamente para Deus. Como que a psique vai ficar vagando? Não tem isso. O que pode ocorrer com raríssimas exceções, é Deus permitir que o espírito da pessoa morta, se comunique de alguma forma, ou por sonhos, ou por revelação visível, ou do modo como foi com Moisés e Elias, que se mostraram numa nuvem de glória. Só que isso é raríssimo, porque é exceção. E não faz nenhum sentido em chamar essas exceções de espiritismo.

Platão dizia que a alma dos animais é eterna, o qual foi desmentido e refutado por Aristóteles. Alma para ser eterna precisa do elemento pneumático, que vem com o sopro do espírito. Por que que o animal é chamado de vivente sem precisar do sopro? Ora, é pra mostrar que esta alma só existe enquanto existir o corpo. E porque o homem foi chamado de alma vivente só depois de receber o sopro? É pra mostrar que, apesar de toda alma estar no sangue, no caso do homem, a primeira causa da sua alma é o Espírito, e não uma evolução da alma animal. Se a alma do animal irracional pudesse evoluir e se tornar racional, todo animal teria a potência para ser homem. E a gente sabe que isto não existe neles. Se os seres irracionais tivessem essa potência racional, não apenas emitiram sons ou fariam gestos parecidos com os homens, mas já seriam homens. A potência para o homem ser homem, não veio de nenhuma evolução animal, e sim do sopro divino. Vamos, vamos, vamos animem-se, tentem uma refutação.

As pessoas pensam que quando alguém morre é só o corpo que morre, como se a materia fosse vivente em si mesma. Não sabem que vivente é a alma, a forma do corpo. E só morre o que é vivente, ou seja, a alma. Mas por motivo de incredulidade ou medo de alguma coisa, as pessoas pensam que a morte é a mera corrupção do corpo. Daí surgiram um monte de alegações malucas, sem pé nem cabeça, absurdas na raiz.

Enfim, o homem enquanto um composto de forma-matéria é só animal, mas por ter a alma pneumática é também espiritual.

YESHUÁ
Enviado por YESHUÁ em 14/10/2019
Código do texto: T6769581
Classificação de conteúdo: seguro