Homilia do 27°Dom do tempo comum (Lc 17,5-10)(06/10/19)
.
Caríssimos, sem fé e obediência nada de bom existe, como também nada de bom se pode esperar; e é por isso que este mundo vive mergulhado na terrível perdição que o assola, jamais vista antes. De fato, quanto mais os homens pecam, mais e mais se afastam do Senhor que os criou, e com isso, perdem a paz e a verdadeira alegria de viver.
.
Na primeira leitura de hoje o Profeta Habacuc desnuda por completo a sociedade perversa na qual vivemos, diz ele em seu diálogo com o Senhor: "Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: “Violência!”, sem me socorreres? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia." Ou seja, infelizmente é esse o retrato cruel de nossa sociedade, ninguém se intende; bem como escreveu são Tiago: "Onde houver ciúme e contenda, ali há também perturbação e toda espécie de vícios."
.
Todavia, como tudo neste mundo tem limite, também os pecados dos homens não foge à essa regra; desse modo, não podemos perder a esperança ainda que estejamos cercados por todos os lados pelas hostes inimigas. São Paulo na exortação que faz ao seu discípulo Timóteo, também nos exorta à perseverança na fé e no amor, dizendo: "Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo. Guarda o precioso depósito, pela virtude do Espírito Santo que habita em nós."
.
Caríssimos, no Evangelho de hoje os discípulos também pediram a Jesus que lhes aumentasse a fé, ao que o Senhor respondeu: "Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria." E depois lhes deu o exemplo da humildade que precisamos para servirmos ao Reino de Deus, pois, sem a humildade e o desapego, que são virtudes próprias da missão, não existe recompensa alguma.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.