PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 18,1-5.10)(02/10/19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, hoje a Igreja celebra a memória dos santos anjos da guarda. De fato, no que diz respeito à história da criação e da nossa salvação, são inúmeras as passagens bíblicas que se referem a esses seres angelicais que Deus, nosso Pai, pôs ao nosso serviço com o encargo de nos proteger em todas as situações de nossa vida.
.
Na primeira leitura de hoje, meditamos: "Assim diz o Senhor: “Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome." Já no Salmo responsorial, o Senhor nos diz: "Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos para em todos os caminhos te guardarem."
.
Por sua vez, no Evangelho de hoje, Jesus nos dá a conhecer que os nossos anjos da guarda contemplam a Face de Deus no céu. Todavia, também nos ensina da necessidade de sermos como crianças para entrarmos no Seu Reino, assim disse Ele: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus."
.
Conclusão: Caríssimos, rezemos então com profunda devoção ao nosso anjo da guarda para que nos proteja nas batalhas que travamos em busca da santidade sem a qual ninguém poderá ver a Deus: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina, agora e sempre. Amém!”.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.