PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,51-56)(01/10/19)
.
Caríssimos, Deus nos criou por amor com o único propósito de que o amemos sobre todas as coisas e nos amemos uns aos outros como a nós mesmos; por isso, nada e ninguém poderá preencher o nosso coração fora do amor com que Deus nos criou. Amar assim é a chave que abre as portas da felicidade eterna que começa aqui no tempo que nos foi dado somente para amarmos.
.
Com efeito, quando não somos correspondidos com semelhante amor; sofremos a tentação de rejeitar aqueles que nos rejeitam, e caso isso aconteça, tal atitude só aumenta ainda mais as divisões e querelas, pois um coração que ama somente aqueles que lhes ama, ainda não sabe verdadeiramente o que é amar (cf. Mt 5,44-48). 
.
No Evangelho de hoje vimos a expressão desse confronto, onde por um lado, Jesus e seus discípulos não foram acolhidos numa aldeia samaritana por puro preconceito; e por outro, como reação, Tiago e João, deram o péssimo exemplo de não amar, desejando que fossem queimados com o fogo do céu; ora, mas Jesus os corrigiu de imediato, mostrando que não podemos deixar de amar, só porque não fomos amados ou não correspondidos no nosso amor.
.
Conclusão: Caríssimos, essa liturgia de hoje é um verdadeiro refrigério para as nossas almas; pois, vivemos num mundo onde as pessoas são tão apegadas às coisas que passam que se esquecem que somente o amor com amamos a Deus sobre todas as coisas e entre nós é que nos faz felizes aqui e eternamente no Reino dos céus. Portanto, deixemo-nos amar pelo amor de Deus para que tudo em nosso viver seja uma expressão do Seu Divino Amor.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.