PEQUENO SERMÃO DE CADA (Lc 7,31-35)(18/9/19)
.
Amados irmãos e irmãs, a última frase do Evangelho de hoje tem muito a nos dizer: "Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”. Ora, mas o que significa essa sabedoria? Segundo o hagiografo do Livro de Sabedoria: "Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Todo-poderoso; assim mancha nenhuma pode insinuar-se nela. É ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade. Embora única, tudo pode; imutável em si mesma, renova todas as coisas. Ela se derrama de geração em geração nas almas santas e forma os amigos e os intérpretes de Deus..."
.
São Paulo na primeira leitura de hoje nos ensina que "a casa de Deus, é a Igreja de Deus vivo, coluna e fundamento da verdade." Certa feita, Pôncio Pilatos perguntou a Jesus o que era a verdade, mas, olhando para Ele, o inocente condenado à morte por seus algozes, logo se convenceu; todavia se acovardou e deu as costas para Ele, fingindo não querer ouvir a resposta.
.
De fato, quem vive na mentira, teme a verdade que se encontra em si e em tudo o que Deus criou. Ora, a verdade é o código genético espiritual de nossas almas; todo ser humano é uma expressão dela, porque foi criado "à imagem e semelhança de Deus"; mas, poucos são os que se dispõem à entrar pela porta estreita dos seus mandamentos.
.
Caríssimos, sem dúvida o pecado é muito fácil de ser praticado, porque tudo o que o pecado oferece é de fácil alcance; todavia, é veneno extremamente mortal para as almas vivem mergulhadas nele. Com efeito, assim escreveu São João: "Eis como sabemos que conhecemos o Senhor: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.