PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,27-38)(12/9/19)
.
Caríssimos, a fé é o dom por excelência da comunhão com Deus e entre nós; e isso só pode ser entendido à medida que a vivemos espiritualmente, pois ela está sempre acompanhada das virtudes que a fortalece, como nos ensinou São Paulo: "Irmãos, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós."
.
De fato, a fé em Cristo nos leva à caridade perfeita à ponto de amarmos até mesmo àqueles que nos odeiam e nos perseguem por não concordarmos com suas ações perversas. Ainda na primeira leitura, São Paulo nos exorta à fazermos tudo por amor à Cristo, porque sem Ele nada podemos fazer. Disse ele: "Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai."
.
Com efeito, a vida é uma prática constante e é dessa prática que resulta o nosso estado de alma. Ora, Deus nos criou para realizarmos a sua vontade e assim participarmos da sua glória eterna, isto significa que o nosso modo de viver é uma antecipação do que seremos na eteridade. Por isso, disse São Paulo: "Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor."
.
Portanto, caríssimos, assim como o Senhor Jesus fez em tudo a vontade do Pai, peçamos à Ele essa mesma graça para que vivendo em sua presença tenhamos a paz com todos e não sejamos confundidos no dia de sua vinda gloriosa; bem como nos ensinou São João: "E agora, filhinhos, permanecei em Cristo, para que, quando ele aparecer, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele, na sua vinda."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.