O TABERNACULO - AS DIFICULDADES DA ENTREGA DO SACRIFÍCIO

1- O CHAMADO AO ARREPENDIMENTO PARA IR ATÉ A PORTA DO TABERNACULO

Quando lemos a Bíblia e passamos a pensar nela, notamos como poderia ser muito dificil chegar até a porta do Tabernáculo para oferecer o seu sacrificio. A ideia de um povo tendo ddificuldades em chegar até a porta do Tabernáculo nos fala de um povo com dificuldades de chegar até a Igreja.

A primeira coisa que deve acontecer é o homem se arrepender. Para isso o Espírito Santo tem que trabalhar nele paa que tal aconteça. Um homem que não sabe que tem que se arrepender, não vai se arrpender, Ele não sabe o que tem que fazer. Israel era uma nação sacerdotal e eles tinham algo bom em todas as familias: os ensinamentos de Deus. Quando o menino, a menina, ouviu o ensino, pode ser que tenha demorado muito tempo para que ele estivesse numa posição de precisar da Palavra. Mas ela já existia no seu coração. NO devido tempo o Espírito Santo o lembrou do que ele precisava fazer.

Para as nações que não tiveram Deus, ou familias que cresceram sem religião, é necessário o Evangelismo. É necessário que alguém pregue para que a pessoa saiba que precisa tomar uma atitude para com Deus. Ai vem então o Espírito Santo que nos convence do pecado, da justiça e do juizo. Mas o que é arrependimento?

O QUE É ARREPENDIMENTO

A partir de Adão, todos os homens tem a necessidade de se arrependerem para irem até Deus. Arrependimento é uma emoção profunda, causada pelo Espírito Santo, que nos chama a conversão. Esses sentimentos que nos levam a ação são direcionados a Deus e a outras pessoas. Arrependimento é uma reorientação de vida. Há dois termos gregos para Arrependimento, o primeiro é “nacham”, que é como “aspirar um profundo susprio”. Então arrependimento é um suspiro forte, um gemido da alma. O segundo termo grego para arrependimento: “shub”, significa virar, voltar, ou retornar. A ideia é virar-se ou voltar-se para Deus. Arrependimento não é uma emoção, é uma atitude paa com Deus. É uma vontade de mudar, e ser mudado. Não é uma cessação imediata do pecado, mas uma cessação diária, um combate constante, um ir deixando o pecado dia após dia, numa rebelião conhecida para com o pecado. É uma inversão dos resultados egocentricos de Gênesis 3. É a volta à imagem e semelhança de Deus sendo restaurada, apesar de danificada. E comunhã com Deus por seres caídos é possível novamente.

Arrependimento no Antigo Testamento significa principalmente mudança de ação, enquanto que no Novo Testamento siginifica mudança de mente. O arrependimento é um ato inicial, mas é um processo continuo. Arrependimento não é opção, é ordem: Lucas 13.3-5.

Dois requisitos são necessários para o arrependimento: arrependimento e fé. O causador do arrependimento é o Espírito Santo. Ele nos causa fé para nos arrependermos. Arrependimento tem um aspecto cognitivo (de conhecimento do pecado, ou que o pecado nos faz mau e se continuarmos seremos julgados por isso), um aspecto pessoal, e um aspecto moral. Todos os três são exigidos, tanto para iniciar um novo relacionamento com Deus quanto para manter o novo relacionamento. A emoção profunda de lamento transforma-se numa devoção permanente a Deus e para Deus!

2- O PEDIDO DE PERDÃO ATRAVÉS DO SISTEMA SACRIFICIAL

Com muitas dificuldades a pessoa se arrependeu. No Sistema Sacrificial, ela deveria ofertar um animal inocente, onde a pessoa pecadora, ou em processo de arrependimento (todos nós) deveria colocar a sua mão na cabeça do animal, na hora da entrega do animal ao sacerdote, que oraria pelo pecador e pegando o sacrificio o sacerdote o colocaria no altar.

O ato de colocar a mão na cabeça do animal, significava que o pecado da pessoa passava para o animal sacrificado e inocente que iria morrer no lugar do homem pecador. O sacrificio é um ato de pedir perdão a Deus pelo seu pecado cometido, e uma aliança de não pecar mais.

No Antigo Testamento, o Sistema Sacrificial era externo à pessoa, do lado de fora dela, portanto uma religião. Isso dizia que a pessoa não tinha forças internas de resistir ao pecado e ia pecar de novo. E a pessoa pecando de novo ia de novo se arrepender, pedir perdão, oferecer o seu animal inocente, colocar a mão na sua cabeça, receber a oração do sacerdote pedindo perdão paa si e ia pecar de novo e de novo e ia pedir perdão e se arrepender e sacrificar e isso continuamente, para o resto da vida.

O Sistema Sacrificial nos fala muitas coisas, e nos fala também que não resolvia o problema. No Novo Testamento as leis de Deus foram colocadas dentro de nós. A iluminação do Espírito é o Novo Trestamento em nós, que nos transforma de dentro para fora.

3- O SACRIFICIO REBELDE: NÓS NÃO QUEREMOS NOS CONVERTER

As ofertas poderiam ser conforme a renda da pessoa: um boi, uma ovelha, um pássaro, ou um punhado de farinha. De qualquer modo a pessoa apresentava isso ao sacerdote que ia na porta do Tabernáculo receber o sacrificio pelo perdão da pessoa, fazendo uma oração pela mesma.

Imaginemos que o sacrificio era um boi, grande, pesado, bonito. Os sacerdotes deveriam pegar o animal na porta do Tabernáculo, recebendo-o e levá-lo para dentro do }Tabernáculo, para o pátio onde estava o altar do sacrificio. Deveriam matá-lo e colocá-lo em cima do altar. Provavelmente iam coratar o boi em pedaços para isso.

Mas imagine o animal sabendo que ia morrer, ser colocado cortado, em pedaços no altar e depois ia ser queimado. Com certeza muitos sacrificios correram da hjora da morte e mugiram e espernearam e se revoltaram em ser sacrificados.

Algumas vezes acredito até, que Deus não recebeu devidamente esse sacrificio pela metade, onde a pessoa só ofereceu o animal como simbolo de arrependimento, mas arrependido mesmo não estava e a fumaça do sacrificio não subiu, mas voltou para os olhos dos sacerdotes e do povo que estava do lado de fora, na porta do Tabernáculo, comemorando a morte do seu sacrificio.

Muitas vezes Israel viu animal correndo para fugir de ser sacrificado, muitas vezes Israel sentiu a fumaça nos olhos, ou o fósforo que ia acender o fogo do sacrificio que estava molhado e n~ãoo acendia de jeito nenhum. O fogo teimava em não pegar. O cara canta, canta, canta e nada de Espírito Santo. A Igreja prega e se esgoelha, mas o Espírito mesmo que é bom, nada. O cara tenta acender o fogo, mas o fósforo espiritual está molhado. Ele ora e Deus não fala nada. Ele vai para todos os cultos, mas nada de Espírito. A Igreja faz campanha para descida do Espírito Santo e vem todo mundo, menos o Espírito Santo. Nessas horas é necessário arrependimento verdadeiro. A começar do pulpito.

Deus sempre vai receber o arrependimento do arrependido verdadeiro, mesmo que o sacerdote não esteja tão sacerdote assim. Em primeiro Samuel vemos que os filhos do sacerdote estavam fazendo errado, mas Deus recebia do mesmo jeito as ofertas das pessoas arrependidas. Se o sacerdote está recebendo a oferta com mau coração, é ele que vai prestar contas com Deus. Então podemos ir sempre à Igreja e prestarmos nosso culto a Deus.

A oferta que não quer se oferta, o sacrificio que não quer ser sacrificado fala de nós. Apesar de sabermos que o Evangelho requisita nossa inteira conversão, nós nos revoltamos em ser mos convertidos. O homem na verdade não consegue se converter. A Cruz é paa ele um escandalo e não queremos morrer de verdade na Cruz. A gente gostariaque houvesse uma escada pra gente subir e descer da Cruz de vez em quando. Na hora do culto a gente está na Cruz. Na hora do futebol, ou da novela a gente desce. Na hora da festividade na Igreja, principalmente se houver comida, a gente está na Cruz, na horaque alguém pisa no nosso sapato a gente quer descer da Cruz. Alguns chegam a dizer que gostariam de pedir licença a Deus só um pouco para dar uma porradinha santa num camarada ali e depois voltaria a Jesus. Outra queria poder descer da Cruz para dar uma boa namorada no menino e depois subiria os degraus da Cruz de novo.

A verdade é que a nossa carne não quer se converter, jamais. E a verdade é que a gente não consegue mesmo. Isso é uma realidade. Quando alguém me fala: No primeiro dia que aceitei a Jesus deixei todo pecado, olho pra isso com muita desconfiança. Não é possível. Ou ele está se enganando ou está mentindo.

4- VIDA ATRAVÉS DO SACRIFICIO OBEDIENTE: CRISTO

Nós não podemos, ou conseguimos ser obedientes até a Cruz. Mas existe um sacrificio que foi obediente até o final e deixou colocarmos as mãos na sua cabeça e o entregarmos ao sacerdote e ser morto e colocado no altar e queimado para que subisse de si, uma fumaça como cheiro suave. Esse foi Jesus Cristo.

A Bíblia garante que a nossa vitória é através da fé em Jesus e não na nossa força. O que devemos fazer é nos encher do Espírito, para que a fé de Cristo possa dominar nossos corações e ai, só assim, seremos vitoriosos e nossa carne, que é chamada de nossa velha natureza, vai ficar crucificada. A Cruz é a morte do eu. A Cruz é a morte do homem pecador.

Após o sacrificio, deve vir uma transformação – o corpo do animal inocente virou fumaça e foi aceito como cheiro suave, ou seja, perfume, para Deus. Só seremos perfume quando morrermos para o eu e ressuscitarmos em Cristo, pela fé.

Resistir na minha força ao pecado é sinal de derrota, pois o homem não consegue derrotar o pecado. Mas em Cristo, no Espírito, o Espírito Santo, juntamente com a Palavra de Deus e Deus, vai fazer acontecer algo em nós que fará com que a gente goste cada vez menos do pecado, até um dia que conseguimos largar de vez.

A grosso modo o pecado é como uma doença que você repreende e vai no médico e toma remédio e tem uma recaída, mas não desiste e vai no médico de novo e de novo e toma mais remédio e muda de remédio, até que um dia fique são. O pecado é uma doença espiritual que sai com oração e jejum, e resistência e choro, e Jesus, e mais dose de Palavra e mais Jesus e mais Espírito Santo, até que você fique bom e curado dessa doença.

Só da pra viver sem pecado no Espírito. Ou seja, numa vida de ir à Igreja, com oração constante, leitura e estudo constante da Palavra, enchendo do Espírito. De vez em quando vem uma recaída, mas não desanime, a cura vai manifestar, só da pessoa estar arrependida pelo pecado lhe dá forças de continuar e ir pedindo perdão a Deus até que aconteça.

Todas as vezes que a gente peca Deus fla para nos levantar e antes de pecar Ele já avisa para não fazermos. Se cairmos, devemos nos levantar. Não é porque a gente sabe que é dificil resistir ao pecado que a gente nem força vai fazer. Devemos resistir e repreender. Sempre.

A viotória é nossa, se você não desanimar.

Amém

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo seja com todos. Amém.

BIBLIOGRAFIA:

http://www.freebiblecommentary.org/special_topics/por/ARREPENDIMENTO_NO_AT.html

pslarios
Enviado por pslarios em 12/09/2019
Código do texto: T6743254
Classificação de conteúdo: seguro