PEQUENO SERMÃO DE CADA (Mt 25,14-30)(31/8/19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, aqui neste mundo o nosso modo de ser é o meio pelo o qual amamos o Senhor, servindo-o com alegria para o bem de todos que necessitam da sua presença pelo serviço que lhes prestamos. Muitos ainda não entendem que o amor é a maior expressão da presença de Deus em tudo que vivemos e fazemos no nosso dia a dia.
.
Por isso, é fundamental o que o Senhor nos ensinou no Evangelho de São João: "Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." Ou seja, o amor é o único fundamento que nos une sempre, porque o amor é o próprio Deus agindo em nós e por meio de nós.
.
Então, quais são os bens que Deus nos deu para o amarmos sobre todas as coisas e ao próximo como à nós mesmos? Ora, essa resposta requer total desapego à todo e qualquer bem material, pois todo o visível só tem verdadeiro sentido quando não fazemos dele um fim em si mesmo. Caso contrário, os bens verdadeiros tornam-se ocultos para aqueles que fazem dos bens passageiros o fundamento de sua vida.
.
Caríssimos, quais são os talentos que o Senhor nos confia como relatou no Evangelho de hoje? São Paulo nos responde: "Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem. Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros. Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.