PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,17-29)(29/8/19)
.
Caríssimos, a vida de São João Batista desde sua concepção milagrosa, seu encontro com o Senhor ainda no ventre de sua mãe, por ocasião da visita de Maria à Isabel, até o seu martírio, foi toda dedicada à sua missão de ser o precursor do Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo. Ora, o que significa para nós esse exemplo de João Batista? Significa que Deus nos criou para dedicarmos a Ele toda a nossa vida, pois Ele é o único sentido de ser do nosso viver.
.
De fato, quando nos entregamos totalmente aos cuidados do Senhor, tudo em nosso viver passa a ser conduzido por seu Santo Espírito, até mesmo as perseguições por causa de Cristo e do seu Evangelho, como vimos nas leituras desta celebração da memória do martírio de São João Batista.
.
Com efeito, "o santo precursor do nascimento, da pregação e da morte do Senhor mostrou o vigor de seu combate, digno dos olhos divinos, como diz a Escritura: E se diante dos homens sofreu tormentos, sua esperança está repleta de imortalidade (cf.Sb 3,4)."
.
Então, "Temos razão de celebrar a festa do dia do nascimento [para o céu] daquele que o tornou solene para nós por sua morte, e o ornou com o róseo fulgor de seu sangue. É justo venerarmos com alegria espiritual a memória de quem selou com o martírio o testemunho que deu em favor do Senhor."
.
Caríssimos,"Não há que duvidar, se São João suportou o cárcere e as cadeias, foi por nosso Redentor, de quem dera testemunho como precursor. Também por ele deu a vida. O perseguidor não lhe disse que negasse a Cristo, mas que calasse a verdade. No entanto ele morreu por Cristo que disse: Eu sou a verdade (Jo 14,6)." (São Beda).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.