PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 23,13-22)(26/8/19)
.
Caríssimos, as ideologias políticas, religiosas ou de qualquer outra vertente, são vendas espirituais que cegam aqueles que as usa, isto porque tais ideólogos se acham donos da verdade; mas, na realidade, a distorcem e a negam e teem consciência disso, porque sabem das contradições que vivem, ou seja, são incoerentes compunsivos, hipócritas irredutíveis, de modo que, usam todo tipo de falcatruas e enganos para atingir os seus interesses mesquinhos. 
.
No tempo de Jesus essa postura era muito comum entre os fariseus, saduceus, mestres da lei, escribas, herodianos, romanos, etc. Mas hoje em dia não é diferente daquele tempo, basta lançar um olhar de discernimento sobre nós mesmos e sobre a nossa sociedade e perguntar: Senhor, será que estamos vivendo coerentemente conforme os valores do teu Santo Evangelho? Será que estamos praticando a vontade do Pai tal qual nos revelastes?
.
Com efeito, a liturgia de hoje nos ensina a via perfeita para a prática da vontade de Deus. Primeiro, se faz necessário deixar os ídolos a que nos apegamos, porque somente assim serviremos verdadeiramente ao Senhor em santidade e justiça. Mas, quais são estes ídolos? São Paulo nos responde essa pergunta: "Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos. Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm; em vez disto, ações de graças. Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento - verdadeiros idólatras! - terá herança no Reino de Cristo e de Deus."
.
Conclusão: Caríssimos, tudo o que o Senhor nos ensina são lições de vida pelas quais nos exercitamos para com Ele entrarmos na glória de Deus Pai nos deixando conduzir por seu Santo Espírito, como nos ensinou São Paulo: "Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
​​​​​