Homilia do 19°Dom do tempo comum (11.08.19)(Lc 12,32-48)
.
Caríssimos, o seguimento de Cristo é um trabalhar constante a nossa salvação; tudo o que o primeiro pecado tirou de nós, o Senhor o repôs ao infinito por meio do nosso batismo, desse modo, nos deu todas as graças necessárias para sermos fiéis até o fim nos seus propósitos de nos fazer santos como Ele é Santo. 
.
Com efeito, assim nos ensinou São Paulo: "Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade; e o termo é a vida eterna. (Rm 6,22). E acrescenta: "De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte. (Rm 8,1-2).
.
Ora, a liturgia deste domingo nos mostra os feitos de Deus no meio do seu povo para o levar à terra prometida apesar da infidelidade desse mesmo povo. Ora, todas as promessas divinas estão fundamentadas na fé e na esperança, pois o Senhor que nunca falha realiza tudo o prometeu, todavia, pede de nós a fidelidade à sua aliança de amor e redenção.
.
Caríssimos no Evangelho de hoje Jesus nos ensina que a fidelidade ao seu seguimento consiste na prática de Sua Palavra, que se dá por meio das obras de misericórdia que se transformam em tesouros que acumulamos no céu, "porque aonde está o vosso tesouro aí estará também o vosso coração." Ao mesmo tempo Ele nos exorta a vigilância como meio de vencermos as tentações que levam ao esfriamento da fé ou o abandono da mesma. Disse Ele: "Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar.
.
Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.