MORANDO NAS CINZAS

Essa semana, terça-feira, fizemos um culto no lar. A minha filha Stephanie, com doze anos, está lendo Jó. Já está no capítulo 21 e me pediu para explicar. Eu aproveitei e fiz um culto, com todos nós. Uma passagem que falamos alguma coisa foi Jó 2, quando Jó, com uma dor extrema sentou-se sobre as cinzas.

Satanás atacou Jó de uma forma organizada, em sentido horário (sul, oeste, norte, leste).

1.O gado (500 juntas de boi) e jumentas (500) foram roubados pelos sabeus (Árabes vindo do sul) - Representa o sustento da casa de Jó, as finanças.

2.As ovelhas (7000) foram queimadas por raios (Vindos de cima e do oeste, da direção do mar) - Além de somar-se à agricultura e ao gado como sustento financeiro, as ovelhas serviam para sustento espiritual, pois com elas Jó oferecia holocausto, adorava a Deus.

3.Os camelos (3000) foram roubados pelos caldeus (bandidos que vinham da região da Mesopotâmia, ao norte)- Os camelos servirão para o transporte de mercadorias e da produção agrícola, representa a mobilidade e as possibilidades de Jó encontrar uma saída para sua vida em meio à crise.

4.Os 10 filhos foram mortos por um tufão vindo do deserto (o deserto da Arábia ficava ao leste) - A intenção era dar um golpe fatal no coração do patriarca.

No cap. 2 ele atacou a saúde de Jó. E ai Jó, que estava totalmente abalado, sentou na cinza.

SENTADO NAS CINZAS

Lendo a Bíblia, notamos como os homens daquela região bíblica demonstravam muitas vezes seus sentimentos com atitudes emocionais interessantes. Em Isarel havia o costume de ao jejuar, ou quando em extrema necessidade, ou tristeza, vestir uma roupa grosseira de pano de saco. Esse pano era a cilicia, um pano grosseiro usado para carregar mantimentos, batata, arroz, etc. e jogar cinzas de uma fogueira apagada na cabeça e no corpo e ainda acrescentavam choros amargos, doloridos e muito alto.

Tudo o que tinha Jó perdeu num momento, seus filhos, seu dinheiro, seu gado, seus empregados onde muitos eram como filhos, fazenda, imóveis, dinheiro e a saúde. A situação de Jó era pavorosa. A situação era tão grave que vendo isso de longe, três de seus amigos choraram de longe, ao ver Jó. Jó não se vestiu de pano de saco, sua pele estava ferida com uma doença mortal. Jó não jogou cinza na cabeça, ele se sentou nas cinzas. Jó fez uma morada silenciosa nas cinzas e durante uma semana ele ficou mudo, sem conseguir dizer uma palavra. Jó era uma dor, um lamento tão grande que foi fazer casa nas cinzas. Jó morava na dor. Dor mais avassaladora. Dor mais dolorida. A dor da perca irrevogável. Seus filhos morreram e não vão voltar mais. Ele nunca mais verá o sorriso do seus filhos, ou sentirá o abraço de suas filhas.

A dor é tanta que não dá pra chorar. A dor interna, externa, espiritual, material é tanta, que não dá pra falar, não dá pra organizar a fala, os pensamentos. Jó foi morar na dor.

Não sabemos quanto tempo Jó ficou nessa situação até Deus restaurar a situação de Jó e o abençoar, lhe dando outros filhos e filhas e riqueza, mais do que antes, e paz, mais do que antes e honra e nome, mais do que antes. A situação de Jó não se resolveu em um dia. Moisés escreveu o livro de Jó, que pelo que consta, foi o primeiro livro da Bíblia escrito. Só para Jó começar a falar alguma palavra demorou uma semana. A narrativa toda de Jó pode ter demorado meses, um ano, ou até mais de um ano. A solução não foi fácil e nem veio rapidamente. Imagine que a restauração de Jó demorou. Ele teve outros filhos, que a esposa ficou grávida, teve os filhos, que cresceram até que um dia ele tinha novos filhos. Isso demorou uma vida.

SENTADOS NAS CINZAS DA DOR DA PERCA IRREVOGÁVEL.

Essa é a situação espiritual de muitas pessoas: Estão sentados nas cinzas da dor da perca irrevogável. Alguns perderam a saúde e oram e parece que Deus não está ouvindo. Alguns perderam o emprego e chega a duvidar que vai ter um emprego novamente. Alguns perderam alguém amado, que foi embora, para nunca mais voltar. Outros perderam alguém para a morte. Essa semana um pai enterrou o filho, que morreu nas drogas. Alguns choram a dor amarga da perca total. Alguns perderam irrevogavelmente a esperança, que acredita que nunca mais vai voltar.

São muitas as pessoas que não podem nem comentar a situação que está vivendo, a dor que está passando, a angustia total no coração. A dor é forte e não há quem a cure. Alguns falam: jejue, ore a Deus, vá para a Igreja, mas a pessoa está tomada pela depressão, pela dor, pela angustia, pelo sofrimento que dói ferozmente, consumindo o tempo, a pele, os ossos, o coração. A dor é muita e dói tanto que os pensamentos não se organizam mais, nem para falar: Deus me ajude!

São muitos, no mundo todo que estão sentados na cinza. Alguns ainda dizem que se as cinzas é símbolo bíblico de tristeza extrema, e jogar cinzas no corpo é símbolo externo, para que as pessoas saibam a dor interna que estou passando, então alguns fizeram como Jó e construíram uma casa sobre as cinzas. Sentei nas cinzas e daqui não saio. Só para a morte. Só saio daqui para a morte, minha vida acabou e nada e ninguém pode me restaurar. Acabou. O namorado foi embora com outra, acabou. O pai morreu, acabou. O emprego dos sonhos foi perdido e não arrumo mais nenhum, acabou. A fome bate à minha porta e não me aparece nenhuma forma de ganhar dinheiro e meus filhos e minha esposa e meu marido passam fome e eu nada posso fazer. A dor é mortal.

Talvez Jó não entendesse o que estava passando e tenha se perguntado, o que fiz para isso. Nada. A gente leu Jó e sabe que ele não fez nada, Satanas resolveu atacar a sua vida e Deus permitiu, para mostrar a Satanas que Jó era um homem integro, conforme o coração de Deus. Jó não sabia nada disso e sofreu a perca, os ataques do Diabo, sem saber que Deus era com ele. Jó não podia nem chorar. As lágrimas não saiam. Jó doía. Jó era uma chaga só de dor. Jó fez uma casa e seus cômodos nas cinzas e dali só sairia morto, para o caixão, para esquecer que nasceu um dia.

Mas Deus sabia que ia restaurar a sorte de Jó. Deus sabia que Jó ia vencer a prova, por mais dor que ela demonstrasse e Deus ia dar mais a Jó do que antes. O tempo que se foi com seus filhos que morreram, foi bem aproveitado, mas Deus daria outros. Viriam outras pessoas à vida de Jó e o amor, o dinheiro, a saúde ia voltar. Jó sairia das cinzas para a vida. Sua casa seria alegre de novo. Jó, acredite, você vai sair dessa.

Somos Jó, com nossas dores, com nossas lágrimas, às vezes com a falta delas. Somos Jó, quando nem banho queremos tomar: pra quê, quero só morrer. Somos Jó, sem saber como resolver a vida. As pessoas olham para nós. Os filhos erguem a cabeça e perguntam, pai, cadê o pão, estou com fome e a gente não tem o que dar. Olhamos mamãe piorando na cama, o remédio acabou e não temos o que dar, não temos o que falar, não temos o que pensar.

Tem um monte de Jó nos bares, sorrindo por fora, gargalhando, mas por dentro mortos, arrasados, doloridos, sentados nas cinzas, morando nas cinzas. Sua vida é cinzas. Sua vida é opaca, obscurecida, dolorida, triste, sem futuro, sem razão de ser.

Tem um monte de Jó sentados nas cinzas, se drogando, se prostituindo, para esquecer da vida, da dor, das lágrimas que nem caem mais. Tem Jó que não consegue se levantar, porque o marido foi embora, o filho foi embora, a namorada o deixou. Tem Jó pra todo lado.

Mas acima de Jó tem Deus. Acima de você tem Deus e Ele continua a reinar e a dizer: Creia em mim. Na casa de meu Pai tem muitas moradas.

Ore comigo:

Pai nosso, que estás nos Céus...

Fique na paz.

Fique com Deus.

pslarios
Enviado por pslarios em 09/08/2019
Código do texto: T6716175
Classificação de conteúdo: seguro