PEQUENO SERMÃO DE CADA(Mt 14,13-21)(05.08.19)
.
Caríssimos muitas vezes por não se viver a fé como um profundo ato de amor e dependência da Providência Divina, a tendência é se rebelar contra o Senhor e perder a sua amizade e todas as graças que Ele concede. Quem muito vive criticando acaba se afastando do caminho do Senhor e seguindo a trilha do espírito de crítica; ora, quando isso acontece primeira coisa que se perde é a paz e a alegria de viver. 
.
De fato, isso é tão grave que até Moisés pediu a morte querendo desistir dos planos do Senhor para a libertação do seu povo, como vimos nessa primeira leitura de hoje. Por isso, nunca deixe o espírito de crítica entrar na sua vida, porque ele contamina o dom da fé lhe impedindo de receber as graças que o Senhor reserva para àqueles que o amam e Nele confiam. 
.
Vejamos o que escreveu o Profeta Jeremias a esse respeito: "Eis o que diz o Senhor: Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!
Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Assemelha-se à árvore plantada perto da água, que estende as raízes para o arroio; se vier o calor, ela não temerá, e sua folhagem continuará verdejante; não a inquieta a seca de um ano, pois ela continua a produzir frutos."
 
Conclusão: Caríssimos, o milagre da multiplicação dos pães que vimos no Evangelho de hoje significa que o Senhor conhece as nossas necessidades, e porque o procuramos Ele vem em nosso auxílio com Sua Palavra e suas graças para muito além do que necessitamos. Portanto, crer significa confiar totalmente no Seu Poder que não tem limites. Pois, Ele age sempre a favor daqueles que põem Nele sua inteira confiança.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.