Frutos perfeitos

Frutos perfeitos

Conforme falamos no texto "varões perfeitos", Deus quer que sejamos perfeitos. E agora falaremos sobre frutos perfeitos. Como é possível dar frutos perfeitos? Vejamos:

Na parábola do semeador, na terceira figura, é dito de sementes que germinaram mas não produziram frutos. Vejamos o texto.

Mateus 13: 3. E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. 5. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.

A elucidação da parábola:

Mateus 13: 10. Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? 11. Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. 12. Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 13. Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. 14. De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. 15. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. 16. Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17. Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram. 18. Atendei vós, pois, à parábola do semeador. 19. A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; 21. mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. 22. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. 23. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.

Veja que só a semente que caiu em boa terra produziu fruto.

Disse Jesus o seguinte:

João 12: 24. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. 25. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.

É preciso que o grão morra para frutificar. Então é preciso morrer para o mundo a fim de ter uma nova vida e dar frutos.

"Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna". Jo. 11:25.

Mas muitos estão divididos entre a riqueza e as outras coisas desta vida, e, assim, não dão fruto.

E entre esses frutos estão estes:

Gálatas 5: 22. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23. mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

Mas quem não está em Espírito está na carne e produz as obras da carne, que são:

Gálatas 5: 19. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20. idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21. invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Tiago 1: 4. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

Isso contraria a tese maligna de que ninguém pode ser perfeito.

Portanto, prepare-se e mãos à obra, porque a vossa obra tem uma recompensa.

Manaus-Am, 05/08/2019.

Oli Prestes

Missionário