Entenda o sentimento do Medo!

O medo é um sentimento natural de todo ser humano. Quem nunca sentiu medo? Sempre achamos que o medo nos conduz a algo muito ruim e ficamos inseguros, no entanto, isso não é verdade. Ele é um grande aliado para nossa sobrevivência e atua como um sinal de alerta dos perigos, e diante de algum problema que necessite de uma ação rápida nos estimula a tomar a decisão mais acertada.

Há dois tipos de medo: o psicológico e o físico. No psicológico se manifesta diante de uma situação em que devemos realizar alguma tarefa que necessite de extrema concentração como num concurso público ou diante de uma situação em que devemos nos apresentar em público, seja numa palestra, numa apresentação, etc. Já no físico o medo se manifesta pela sensação de estar num local muito alto, como num avião ou em meio a esportes radicais, em local escuro, medo de animais, etc.

As pessoas reagem de formas diferentes uma das outras, pois os organismos preparam-se ou para a luta ou para a fuga com consequentes reações de estresse manifestado por sensações de aceleração de batimentos cardíacos, tremor, pupila dilatada, palpitações, sudorese, diarréia, tensão muscular e rubor facial. Como já vimos, o medo é uma sensação natural do ser humano, porém quando passa a comprometer as relações sociais e causar sofrimento se transforma no que é chamado de fobia.

A Bíblia diz muito sobre o medo e destaca dois tipos de medo. O primeiro que deve ser encorajado e o segundo que deve ser superado.

O primeiro tipo de medo é o temor de Deus, uma reverência pelo seu poder e glória e, portanto, deve ser encorajado, pois é um reconhecimento total de tudo que Deus é e que traz consigo muitas bênçãos e benefícios. No livro de Salmos 111,10 diz que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria; tem bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre” e no livro de Provérbios 1,7 diz que: “o temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”.

O temor de Deus fornece vida, segurança, proteção, confiança e satisfação.

Já o segundo tipo de medo não é bom e deve ser desencorajado e superado. Esse é o “espírito de medo” mencionado em 2 Timóteo 1,7, onde diz: “porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. Esse segundo tipo de medo não provém de Deus.

Esse espírito de medo que vem sobre nós diariamente deve ser combatido e para conseguirmos nos livrar definitivamente dele somente confiando e amando a Deus por inteiro. Em I João 4,18 mostra de forma clara que “no amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”.

O livro de Isaías 41,10 nos encoraja: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.

O segredo para superar o medo está na confiança em Deus (Salmo 56,11). Essa confiança plena é uma total recusa de se entregar ao medo, mesmo em tempos de escuridão. Quando tivermos aprendido a confiar em Deus, não mais teremos medo das coisas que temos que enfrentar.

Rosemary Arruda
Enviado por Rosemary Arruda em 01/08/2019
Código do texto: T6710319
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.