PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,44-46)(31.07.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, quando tratamos das coisas eternas, estas são tesouros escondidos no mais íntimo de nossas almas, pois, Deus que nos criou por amor as escondeu dentro de nós mesmos e que nos dá a conhecer à medida que lhe abrimos o coração. Certa feita disse Jesus: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça." Ora, o que isso significa senão a pérola mais preciosa que temos?
.
Aliás, São Paulo já nos havia ensinado: "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória."
.
Mas, como alguém pode buscar as coisas do alto sem renunciar às coisas deste mundo? Com efeito, discorrendo a esse respeito, escreveu São João: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente."
.
Caríssimos viver em Cristo Eucarístico, esse é o nosso grandíssimo tesouro que em nada se compara aos tesouros deste mundo. Certa feita, escreveu São Boaventura: "O tesouro de toda a glória está em Cristo. Este tesouro está oculto sob o véu do pão e do vinho para que tu tenhas o mérito da fé. Louvado seja o Senhor pelas suas misericórdias, porque nos apresentou antecipadamente o seu corpo, sob a forma do tesouro celeste!"
.
De fato, a vida nos foi dada para ser depositada como uma pérola preciosa no tesouro da felicidade eterna que nos foi prometida e nos é concedida à medida que tudo deixamos por amor ao Senhor e ao Santo Evangelho.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.