O SENTIDO DA GRATIDÃO!

Gratidão é um sentimento muito profundo de reconhecimento, amor, fidelidade e amizade. Trata-se de uma emoção muito grande que se sente por alguém que prestou um auxílio, em favor de outra, sem esperar nada em troca.

O termo gratidão é muito proferido pelos católicos, pois é uma das qualidades de uma pessoa que acredita em Deus. Os fiéis pedem ajuda, proteção, auxílio e agradecem a Deus por ter alcançado a graça; muitas vezes fazem promessas e em gratidão cumprem-nas com alegria.

É um sentimento gratificante, pois traz consigo benefícios físicos, mentais e emocionais. A gratidão torna as pessoas mais otimistas, ajuda a lidar melhor com os problemas e a construir relacionamentos mais fortes com outras pessoas, melhorando consideravelmente a saúde. Por isso, devemos ser gratos e mostrar gratidão o tempo todo.

O apóstolo Paulo nos incentiva a isso. Em sua primeira epístola aos habitantes de Tessalônica agradeceu muito a Deus com grande alegria, pois ouviram e aceitaram a sua mensagem "Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, como palavra de Deus, que age eficazmente em vós, os fiéis." (1 Tessalonicenses, 2).

A gratidão também protege da inveja e do ressentimento, sentimentos destrutivos que tiram a alegria e afastam as pessoas do convívio em grupo. Nosso Deus nos estimula a viver em gratidão “Vivei sempre contentes. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo " (1 Tessalonicenses 5, 16-18).

Nos relacionamentos interpessoais, o ser grato através de um gesto bondoso, de uma palavra amigável, de um simples sorriso ou de um abraço apertado faz toda a diferença e muda o comportamento de pessoas que muitas vezes precisavam apenas de um pequeno gesto de amor para ter mais ânimo, mais segurança e mais alegria, criando assim, uma maior expectativa com relação à vida através da fé.

A Bíblia nos incentiva a ser gratos em todas as ocasiões. Gratidão é a expressão do amor em Deus.

Quando somos gratos mudamos de postura e de comportamento que se transformam em bênçãos. Louvar a Deus é um sinal de uma vida transformada por Jesus. A nossa obediência a Deus reflete a gratidão de pessoas resgatadas pelo sacrifício de Jesus.

São tantos os benefícios, tanto a agradecer, tanta retribuição pelas bênçãos recebidas que devemos diante de um coração rendido, nos prostrar a Ele com alegria em louvor e adoração.

Rosemary Arruda
Enviado por Rosemary Arruda em 30/07/2019
Código do texto: T6708408
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.