OS HUMILHADOS SERÃO REALMENTE EXALTADOS?

A palavra humilhação remete à submissão, rebaixamento, vexame, afronta e vergonha provocada por alguém ou por alguma situação na qual se fere a outra, deixando-a envergonhada e, há ainda a humilhação no sentido de se humilhar, de ter o ego ferido.

Para muitas pessoas, o limpar o chão ou lavar os banheiros de uma empresa, por exemplo, pode parecer humilhante e para outros já não, pois fazem parte de sua área profissional, de seu sustento.

A humilhação é vista como uma tortura mental, já que menospreza a dignidade e destruição humana. No geral, as pessoas se sentem superiores às outras, rebaixando as demais em vista da desigualdade, seja econômica, social ou por status. A humilhação social rebaixa as pessoas por serem inferiores ou mesmo na velhice onde muitas vezes são excluídas do convívio social e passam por situações vexatórias por sua pouca força nas pernas, lentidão de raciocínio e pouca audição.

A cultura valoriza a soberba e não a humildade. Nessa sociedade da falta de amor, da arrogância e do poder que valoriza mais roupas de marca, pessoas de renome, autoridades, diplomas, anéis, dinheiro, aparência, status e não dão valor à piedade, santidade e vida cristã, conduzem ao fracasso.

O sucesso, os elogios, o dinheiro e o poder não passam de vaidade e fazem com que as pessoas se esqueçam de suas origens. Tente ser um deles por algum tempo e verás após uma queda como reagem, se afastam, se esquecem do que você foi ou representou um dia e você passa a ser apenas um número na escala dos excluídos. Daí a exortação repetida diversas vezes: "Lembra-te de que foste escravo no Egito, de onde a mão forte e o braço poderoso do teu Senhor te tirou" (Dt 5, 15; 15, 15; 24, 22). Fomos escravos no Egito e libertados pelas mãos fortes do Senhor Deus que nos tirou da escravidão e como podemos nos tornar tão arrogantes a ponto de humilhar alguém semelhante a nós?

A humildade é uma virtude muito rara e também muito difícil. Ela vem de dentro para fora. Devemos primeiro nos conscientizar da importância de ser humilde para depois tomar forma e se exteriorizar. A melhor maneira de se lidar com a falta de humildade é através da humilhação, já que fere o engrandecimento exagerado, talvez seja a única cura da soberba.

Para o Egito se tornar o mais humilde dos reinos foram necessários quarenta anos de desolação e dispersão relatados no Livro de Ezequiel "Será o Egito o mais modesto de todos os reinos, e não mais se erguerá acima das nações. Reduzirei sua população, para que ele não mais domine outras nações" (Ez 29, 1-16).

Foi por meio da humilhação, na qual, Nabucodonosor viveu na companhia dos animais do campo, como se fosse um deles, que o levou a humildade. "Agora, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico o rei do céu, cujas obras são todas justas e cujos caminhos são retos, e que tem o poder de humilhar aqueles que procedem com orgulho" (Dn 4, 1-37).

Temos que reconhecer nossa pequenez, fragilidade e limitações. Devemos viver da misericórdia divina e comunhão com Deus. Moisés exorta ao povo de Israel para não se esquecerem do Senhor Deus e não se tornarem orgulhosos: "Não suceda que, depois de teres comido à saciedade, de teres construído e habitado formosas casas, de teres visto multiplicar teus bois e tuas ovelhas, e aumentar a tua prata, o teu ouro e o teu bem, o teu coração se eleve, e te esqueças do Senhor, teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da servidão" (Dt 8, 1-14).

O livro de Pedro nos remete à humilhação: "Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno" (1 Pe 5, 6). O espinho na carne de Paulo foi colocado para que ele não se engrandecesse, descrito em (2 Co 12, 7) "Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade".

Há um grande equívoco mesmo entre os cristãos, quando se referem que os humilhados serão exaltados. A bíblia relata em várias passagens que aquele que se exalta será humilhado e o que se humilha será exaltado, bem diferente do que se tornou um provérbio popular. Podemos ver essa verdade no livro de Mateus: "Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado" (Mt 23, 12), em Lucas: "Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado" (Lc 18, 9-14) e ainda nas palavras sábias do Rei Salomão: "A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda" (Pv 16, 18).

Talvez essa frase de Salomão seja a mais dura da Bíblia onde relata que o orgulho conduz à desgraça e posteriormente à queda. Dessa forma, vemos a importância de sermos humildes, tanto com relação a Deus quanto com nossos semelhantes.

Vemos no nosso dia a dia muitas pessoas soberbas, arrogantes e prepotentes que sentem prazer em humilhar crendo que jamais serão humilhadas, no entanto, as Escrituras Sagradas nos mostram que não é o humilhar ou ser humilhado que nos leva à Salvação e sim, o ser humilde e se humilhar perante Deus, nos tornando o mais humilde dos seres que nos exalta e para aquele que se exalta tão grande será sua queda.

Faça por merecer e torne seu coração mais puro. Mesmo Deus em forma humana foi humilhado, se humilhou e foi exaltado!

Rosemary Arruda
Enviado por Rosemary Arruda em 30/07/2019
Código do texto: T6708400
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.