VOCÊ É EGOÍSTA? TOME MUITO CUIDADO COM ESSE SENTIMENTO DESTRUIDOR!

A palavra egoísmo é dotada de uma repugnância tão grande que melhor seria nem fazer menção a ela, pois se define por exclusivismo ao se referir tudo a si mesmo, um amor excessivo ao bem próprio, não se considera os interesses alheios. Uma falta de amor e consideração pelas necessidades dos outros.

Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele respondeu: Não sei. Acaso sou eu guardador do meu irmão? (Gênesis 4,9). A falta de amor ao próximo vai desde o primeiro livro da Bíblia e entre o próprio sangue, quando Caim já no seu egocentrismo pouco se importou de ter derramado o sangue de seu irmão. Foi o primeiro homicídio realizado na terra.

A palavra de Deus alerta quanto a líderes que deveriam ser exemplos de humildade e amor ao próximo para cuidar de suas ovelhas e que ao contrário disso são movidos pelo egoísmo. "Pois bem, pastores, escutai a palavra do Senhor: por minha vida - oráculo do Senhor Javé -, já que por falta de pastor foram minhas ovelhas entregues à pilhagem, e serviram de pasto às feras, pois os meus pastores não têm o mínimo cuidado com elas, e que, em vez de pastoreá-las, só têm procurado se fartar eles próprios. Eis o que diz o Senhor Javé: vou castigar esses pastores, vou reclamar deles as minhas ovelhas, vou tirar deles a guarda do rebanho, de modo que não mais possam fartar a si mesmos; arrancarei minhas ovelhas da sua goela, de modo que não mais poderá devorá-las" (Ezequiel 34,7-8).

"Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes. Também estes lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos. E ele responderá: Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer" (Mateus 25,42-45). A verdadeira vida cristã é feita de abnegação e altruísmo, no entanto, todos buscam os seus próprios interesses, o seu eu é mais forte do que as necessidades dos outros, o egoísmo causa muitos danos à obra do Senhor. "Todos os demais buscam os próprios interesses e não os de Jesus Cristo" (Filipenses 2,21).

O egoísmo vai tomando proporções maiores à medida que se aproxima o tempo do fim, os homens se tornarão amantes de si mesmo e gananciosos. "Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados" (2 Timóteo 3,1-2).

"Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?" (Tiago 2,15-16). "Quem possuir bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fechar o seu coração, como pode estar nele o amor de Deus?" (I São João, 3,17), pois como pode dizer que tem fé sem obras? Como pode habitar em seu coração o amor a Deus, se ao ver uma pessoa passando necessidade e mesmo o tendo cerra seus pulsos e nega socorro a quem por muito pouco já estará saciado? No seu coração habita o pecado. "Aquele que souber fazer o bem, e não o faz, peca" (Tiago 4,17). Muito pior do que cerrar as mãos no seu profundo egoísmo são as promessas que vem das Escrituras Sagradas: "O que dá ao pobre, não padecerá penúria, mas quem fecha os olhos ficará cheio de maldições" (Provérbios 28,27).

"E disse então ao povo: Guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas" (Lucas 12,15). A vida depende de acumular riquezas nos céus e procurar em Deus a salvação. O egoísmo é a causa de muitos males no mundo, inclusive da guerra, do sofrimento e da miséria.

"Aqueles que ambicionam tornarem-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições" (I Timóteo, 69,10). O dinheiro é a causa de muitos males, brigas, separações e discórdias. Os que intentam ficar ricos caem num laço muito profundo que os leva à ruína e perdição. O egocentrismo e o agir da forma como deseja, visando seus próprios interesses produz maus frutos.

A verdadeira vida cristã é feita de renúncia e abnegação. Deus abençoa quem pratica o altruísmo: "Há quem dá com liberalidade e obtém mais. Outros poupam demais e vivem na indigência. A alma generosa será cumulada de bens; e o que largamente dá, largamente receberá" (Provérbios 11,24-26). "Se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis" (Isaías 58,10-11).

As Escrituras incentivam a se doar ao próximo, a socorrer os enfermos e a levantar os necessitados, sem, contudo, pedir nada em troca, pois muito maior e grandioso é dar do que receber. A sensação de ter feito o bem reanima tanto quem se doou quanto quem foi reanimado. "Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber!" (Atos 20,35). "Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado" (Mateus 5,42). "Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames" (Lucas 6,30). Devemos ajudar os necessitados e atender os seus clamores sem reclamar, sem exigir, sem cobrar, pois não terão como te devolver. Faça com alegria e nunca te desvie de praticar o bem. Deus dá em abundância a quem socorre os necessitados.

Temos um relato grandioso de compartilhamento na Bíblia, trata-se da viúva que compartilhou com os pobres não do que lhe sobrava, mas de tudo o que tinha para o seu próprio sustento, um exemplo de amor, piedade e compaixão: "Jesus sentou-se defronte do cofre de esmola e observava como o povo deitava dinheiro nele; muitos ricos depositavam grandes quantias. Chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, no valor de apenas um quadrante. E ele chamou os seus discípulos e disse-lhes: Em verdade vos digo: esta pobre viúva deitou mais do que todos os que lançaram no cofre, porque todos deitaram do que tinham em abundância; esta, porém, pôs, da sua indigência, tudo o que tinha para o seu sustento" (Lucas 41-44).

Somos alertados a não sermos egoístas. O mundo não gira em torno do seu eu, do seu ego. "Ninguém busque o seu interesse, mas o do próximo" (1 Coríntios 10,24); "Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros" (Filipenses 2,4). A Bíblia nos ensina a dividir e a compartilhar de forma que possamos viver numa mesma condição social, onde o bem de todos pertence a todos, onde não há dissenções, não há miséria e todos desfrutam da mesma igualdade social. "Fazei como eu: em todas as circunstâncias procuro agradar a todos. Não busco os meus interesses próprios, mas os interesses dos outros, para que todos sejam salvos" (I Coríntios 10,33). "Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração" (Atos dos Apóstolos 2,44-46). "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum" (Atos dos Apóstolos 4,32). Cada um deve contribuir de acordo com o seu coração, nunca com tristeza ou por obrigação e sim, com alegria. "Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza ou constrangimento. Deus ama o que dá com alegria" (2 Coríntios 9,7).

Até que ponto o egoísmo toma conta de sua vida? Não é nada fácil seguir a Jesus e alcançar a Salvação, temos um caminho muito longo a percorrer, principalmente para quem tem um amor muito grande ao dinheiro e às propriedades que possui, eu diria que mesmo para um cristão o egoísmo fala mais alto do que a necessidade até de pessoas de seu convívio familiar, quem diria de estranhos! Como as pessoas conseguem ser tão insensíveis a ponto de conseguir deitar a cabeça num travesseiro e ter uma boa noite de sono mesmo tendo negado socorro a quem implorou por tão pouco?

"Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos, e deste modo cumprireis a Lei de Cristo" (Gálatas 6,2). Nisso consiste a verdadeira felicidade e abre os caminhos que levam ao Nosso Senhor Jesus Cristo!

Rosemary Arruda
Enviado por Rosemary Arruda em 28/07/2019
Código do texto: T6706533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.