OS PRÉ-REFORMADORES

Os pré- reformadores foram homens de uma distinção inigualável, coragem dantesca e ousadia formidável. Não se pode falar em reforma protestante sem antes contemplar o exímio trabalho desses homens de Deus, em que, muitos, se propuseram a trilhar suas vidas pelo viés do martírio. Eles não negaram seus princípios, não negaram seu caráter, entregaram seus conhecimentos, suas erudições, suas mentes, suas almas a um propósito. O propósito lhes era maior do que a vida, e a vida do propósito maior que a si mesmos. Despojaram-se da vaidade, do glamour, da aceitação pessoal, do orgulho, para serem contraculturais, para remarem na direção oposta a um clero sem credibilidade e devastado pela corrupção e imoralidade.

A partir dessa percepção, podemos afirmar que eles abraçaram as escrituras e chamaram para si a responsabilidade de ser o sal da terra, a cidade edificada que não se pode esconder sobre um monte, a luz do mundo. Isso faz com que pensemos no atual momento da igreja e em sua necessidade primaz de uma reforma hoje. Os anais da história nos relatam que o primeiro passo é sempre o mais difícil, a condição de pré-reformador é onerosa, mas nunca houve tanto a necessidade de se levantar pessoas com uma liderança cristã pungente como no atual momento em que a igreja se encontra.

Nesse período de pós-modernidade, nós, cristãos evangélicos, somos acusados de ter iniciado uma "babel hermenêutica", ao entregar a bíblia na mão do povo, cada um passou a interpretar a bíblia a bel-prazer e com isso surgiram diversas correntes doutrinárias, correntes estas, que destoam, e muito, dos ensinos sagrados. Logo, precisamos nos voltar para Deus e pedir que Ele intervenha em favor do povo, que o Senhor Jesus Cristo possa nos conduzir novamente através do Seu evangelho. Levantando homens e mulheres de Deus disponíveis para recuperar a essência do evangelho na vida cristã. Pois, quando os nossos olhos se abrem pra contemplar a beleza do nosso salvador Jesus Cristo, o nosso coração aquece, e quando os nossos olhos se abrem e nosso coração aquece, os pés se apressam, e quando os olhos se abrem, o coração aquece, os pés se apressam, os lábios se abrem pra dizer que Ele está vivo e Ele é a razão da nossa vida! Que esses homens e mulheres de Deus sejamos nós!