Daniel Capítulo 3

V1- o rei fez uma estátua de ouro de 27 metros de altura e aproximada-mente 2,74 metros de largura

1 Ele fez essa estátua com um dos objetivos de usar a religião para reu-nir todas as províncias que ele tinha conquistado para seu império, para moldar todos em um mesmo padrão

2 Ordenou que no momento em que se tocasse os instrumentos todos deveriam se prosar e adorar a imagem, e quem não se prostase seria jogado na fornalha de fogo ardente

1 Podemos observar que nos dias de hoje não é dessemelhante. O opositor tenta de variegados modos fazer-nos iguais ao mundo –especialmente os jovens- no entanto, estamos no mundo, mas, não so-mos do mundo, não pertencemos ou não devemos ter seus costumes, e suas imundícias, mas sim, devemos ser e fazer a diferença, sendo a luz e o sal da terra.

V12 Hananias, Misael e Azarias, foram julgados por não obedecer ao decreto do rei, que era adorar seu deus de ouro e pedras preciosas.

V13 Eles foram levados a presença do rei.

O rei deu mais uma oportunidade para eles adorarem a estátua, e se não o fizesse,seriam lançados na fornalha. Outrossim, achincalhou do nome do Senhor.

2 Do mesmo modo ocorre nos dias de hoje. O inimigo coloca vários ‘deuses, dinheiro, pornografia, homens e mulheres, trabalho bens materiais, capciosas filosofias, etc. Todavia, nós, como servos do Deus Altíssimo ,estamos separados e servimos a um único Deus, e por isso, muitas vezes sucede em nossas vidas como decorrera com os três amigos e Daniel no versículo12

Depois eles foram apresentados perante o rei, e o rei deu mais uma “o-portunidade” para adorarem seu deus. Atualmente igualmente isso ocorre.

Quando saímos de um mal como um vício, somos julgados pelo mundo e as forças satânicas aumentam sua atuação na vida dessa pessoa:

1º ele usa pessoas para nos julgar e maldizer;

2º a guerra aumenta muito;

3º somos levados perante os príncipes desse mundo;

4º ele nos oferece uma 2ª chance para voltarmos ao pecado, à tentação aumento- porém não carregamos um fardo mai pesado do que suportamos-

5º ele tenta arrancar e matar nossa fé “e quem é Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”

Mas agora a resposta do crente firmado em Deus:

V16 o cumprimento de Mt10: 19

“V17 com muita ousadia eles responderam ao rei Nabucodonosor” eis que o Deus a qual nós servimos é que nos pode livrar; "Ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão ó rei”.

Interessante que Sadreaque Mesaque e Abednego, não falaram “Eis que o Deus a qual nós acreditamos", mas sim “Eis que o Deus a qual nós servimos...“

Eles serviam a Deus. Eles não começaram a servir ao Senhor naquele instante, antes, estavam de contínuo, servindo ao Senhor Deus. Eles buscavam agradar a Deus em tudo, seguiam seus mandamentos, ora-vam e buscavam ao Senhor.

Importa que nós assim procedamos: não buscar a Deus somente nos momentos em que estamos passando por dificuldades, não devemos, orar, jejuar, consagrar ao Senhor somente quando nos sentimos em perigo, mas estar a todo o tempo com a candeia ardente e cheia de azeite, qual as cinco virgens prudentes (Mt25). Em uma hora em que elas não esperavam , o noivo chegou e as cinco prudentes acenderam a cadeia e tinham reserva de azeite, porém, as cinco virgens loucas, não tinham azeite nem para acender suas candeias, e tão pouco reserva.

Não deixe sua candeia apagar e sua reserva de azeite acabar,mas au-mente o estoque,”porque o que tive mas ser-lhe-á dado e aquele que não tem , até aquilo que tem será tirado” –MT 13:12

Então muito furioso ficou o rei e mandou os homens mais fortes de seu exercito ,esquentar a fornalha sete vezes mais , amarrar a Sadraque Mesaque e Abednego e os lançaram atados dentro da fornalha de f

Fogo ardente.

E isto também ocorre nos dias de hoje: depois de resistir aos manjares do maligno, responder com ousadia, luar contra as hostes espirituais mais fortes e passaram a enfrentar batalhas mais árduas . Não se assuste se isso está acontecendo com você , porque se isso está ocorrendo , significa que você está junto a Deus e incomoda o mundo , mantendo-se firme em Cristo , pois Ele não da o fardo mais pesado que suportamos e maior é o que está conosco do que está com eles!

E os três foram jogados dentro da fornalha, que estava de tal maneira que os dois homens que abriram a porta da fornalha morreram com as chamas ,então, o próprio rei Nabucodonosor “viu um quarto homem que ele diza ser semelhante aos filhos dos deuses”.isto está registrado em Is43:2; e quem é o quarto homem? É a manifestação do Senhor Jesus Cristo para proteger seus três servos.

É muito importante observarmos que Jesus só apareceu visivelmente a todos quando eles três estavam dentro da fornalha,quando eles esta-vam lutando,carregando sua cruz; Jesus não se manifestou quando eles fora da fornalha, nem quando eles estavam falando com o rei ou quando eles estavam entrando na fornalha, mas sim, quando eles estavam dentro da fornalha em meio ás chamas que fora esquentada sete vezes mais.

Deus não falou com Abraão quando ele estava subindo o Moriá, nem quando ele estava construindo o altar, mas quando ele estava prestes a imolar seu filho Isaque – o filho da promessa-, do mesmo modo: a caída do muro de Jericó, os sete mergulhos de Naamã, Estevão , que viu ao Senhor quando estava sendo apedrejado, quando Ana estava oferecendo seu sacrifício ao Senhor , Daniel quando estava dentro da cova dos leões, Davi quando enfrentou Golias,e muitos outros.

Deus só se revela quando você estiver verdadeiramente “com a mão no arado”, fazendo a vontade dEle.

Então o rei mandou os amigos de Daniel saírem da fornalha, e nem cheiro de fumaça havia neles .

Pela fé e obediência que os três tiveram em Deus , que o rei e todos que lá estavam reconheceram que existe apenas um Deus.

Não tenha medo nem desanimo se você esta passado por provas , mas tenha fé , porque é o Senhor que permitiu você passa pela prova e Ele passa com você , quando verdadeiramente você colocar a “mão no arado”.

É mister que isso aconteça para servir de testemunho aos que não co-nhecem ao Senhor e a todos e também para o aperfeiçoamento e cres-cimento de sua fé e mais experiências com o Senhor Nosso Deus e para nos desapegarmos das coisas mundanas e tornarmos e pessoas melhores no Senhor. Amém!