PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,5-11)(28.05.19)
.
Caríssimos, a liturgia de hoje descreve a tomada de posse de Cristo no Seu Reino, o significado da Sua ascensão; o porquê do pecado da humanidade e o julgamento e a condenação do príncipe deste mundo; a antífona de entrada diz: "Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu reino, aleluia!" (Ap 19,7.6) 
.
E segue mostrando na primeira leitura o poder da oração e do canto para a intervenção do Senhor nas situações adversas daqueles que se põem à serviço do seu Reino no anúncio da salvação. Em outras palavras, Jesus une o céu à terra pela explendida ação do Espírito Santo, como São Lucas descreve: "À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram."
.
Desse modo, entendemos que "A partida de Jesus marca a entrada em cena do Espírito defensor. Sem sua presença e ação, ontem, hoje e sempre, não entenderíamos nada da vontade de Deus a nosso respeito. Ora, Ele não fica indiferente à nossa vida, mas está sempre pronto para nós ajudar conforme a vontade de Deus a nosso respeito. Com efeito, é o Espírito Santo o responsável por nos dar palavras acertadas diante daqueles que nos perseguem e maltratam, porque Ele é o grande formador das nossas almas."(Comentário da Liturgia diária).
.
Conclusão: Caríssimos, não tem como pensar a vida sem a presença de Deus em nosso meio; na verdade, sem a presença de Jesus e a ação do Espírito Santo não exestiria mais nenhuma criatura na face da terra dado os pecados aqui praticados, porque todo pecado é sinônimo de morte, por isso, muitos perdem o senso da sacralidade da vida porque vivem imersos no pecado.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.