PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,1-8)(22.05.19)
.
Caríssimos, o Filho amado de Deus veio para nos salvar e nos levar ao perfeito amor a Deus e entre nós; desse modo, tudo o que nos impede de viver esse amor não passam de amarras ou doutrinas estranhas que só servem para dividir e excluir os que não se deixam prender por elas. É isso mesmo o que vemos na primeira leitura de hoje; todavia, o Senhor fez valer a autoridade dos Apóstolos para banir as divisões e manter a unidade do Seu rebanho.
.
De fato, é maravilhoso quando vemos pessoas se converterem e voltarem à prática sacramental e também de todas as virtudes que revelam a presença de Jesus em suas vidas; acontece que às vezes encontramos alguns irmãos que mesmo estando há tanto tempo na vivência da fé ainda não se converteram devidamente e terminam atrapalhando os neoconvertidos por conta de fardos pesados que lhes impõem.
.
Escutemos então o que nos ensina São Paulo à esse respeito: "Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem. Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros. Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisa modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos."
.
Caríssimos, no Evangelho de hoje Jesus se compara a uma videira que sustenta os seus frutos, e com isso nos ensina o quanto é importante sermos podados e alimentados com a seiva de suas Palavras para permanecermos Nele e darmos muitos frutos.
.
Ora, vivendo num mundo de tantas palavras, precisamos realmente viver das Palavras do Senhor, como Ele mesmo ensinou: "Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.