PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 14,1-6)(17.05.19)
.
Caríssimos, tudo em nós aponta para o céu, à começar pela obra prima que somos e mais ainda pela imagem e semelhança de Deus que somos tal qual o Senhor nos criou. Com efeito, canta o salmista: Quando contemplo o firmamento, obra de vossos dedos, a lua e as estrelas que lá fixastes: Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles? Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes. Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra!"
.
As leituras dessa liturgia nos ensina o quanto somos importantes aos olhos de Deus e de todos os seus anjos e santos; por isso, ao sermos atingidos pelo pecado o Senhor não hesitou enviar o Seu Filho Jesus para sofrer a condenação à nós destinada e assim nos libertar de todo o mal.
.
Ora, a salvação realizada por Jesus por seu sacrifício de cruz significa a nossa participação na Sua ressurreição ou o nascer da água e do Espírito Santo no Sacramento do batismo, como São Paulo nos ensinou: "Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova."
.
Conclusão: Caríssimos, meditemos, então, esta Santa Palavra de Jesus no Evangelho de hoje: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós." Portanto, esta é a herança que Deus tem reservada para os seus filhos e filhas.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.