Homilia do 3°Dom da Páscoa do Senhor (05.05.19)(Jo 21,1-19)
.
Caríssimos, os que seguem a mentalidade do mundo, mesmo que exerçam funções de destaque na esfera religiosa, tendem a querer restringir e até destruir totalmente as ações que o Senhor realiza em prol de nossa salvação; é exatamente o que constatamos na primeira leitura de hoje, onde o conselho dos anciãos proíbem, ameaçam e açoitam os Apostólos por anunciarem Jesus e a Boa Nova da salvação.
.
Na segunda leitura o Senhor nos dá a conhecer, por meio de São João numa visão Apocalíptica, o que nos espera na eternidade, ou seja, o esplendor de Sua realeza e a felicidade sem fim na presença dos seus anjos que cantam exultantes: “O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória, e o louvor”. Mas, também nos revela o julgamento deste mundo.
.
No Evangelho de hoje, Jesus encontra os Apóstolos pela terceira vez após sua ressurreição; eles haviam se lançado ao mar com suas possibilidades, mas nada conseguiram pescar; no entanto, bastou escutar e obedecer a Palavra do Senhor para a pesca milagrosa acontecer. Ora, esse episódio nos ensina que a fé e a obediência são fundamentais para permanecermos em estado de graça na presença do Senhor ainda que as adversidades queiram dizer que não. Também nesse episódio o Senhor confirmou o primado de Pedro e com que morte ele ia glorificar a Deus.
.
Oremos: Ó Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amamos, proteje-nos das ciladas do maligno, dá-nos vencer as adversidades que muitas vezes tentam fazer naufragar a Santa Igreja, que é a barca da nossa salvação; confirma a nossa participação na vida eterna com Maria Santíssima, São José e todos os teus anjos e santos para a honra e glória de Deus Pai na unidade do Espírito Santo. Amém!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.