PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Lc 24,1-12)(20.04.19)
.
Caríssimos, hoje, Sábado Santo, terceiro e último dia do Tríduo Pascal, paira sobre toda a criação o silêncio sagrado, o silêncio de Deus; nesse dia a Igreja celebra, na vigília Pascal, a vitória definitiva de Cristo sobre o pecado, a morte, o inferno, e o Demônio causador de todo o mal que existe. De fato, é bem como está escrito: "Então, virá o fim, quando Cristo entregar o Reino a Deus, ao Pai, depois de haver destruído todo principado, toda potestade e toda dominação."
.
Ora, naturalmente nos acostumamos com os nossos limites e até os aceitamos de bom grado, todavia, nesse dia, por meio da fé, os transpomos meditando e colhendo os frutos dos acontecimentos da paixão, morte e ressurreição do Senhor, que lembramos nessa Vigília; em suma, agora temos realmente a certeza da vinda do Reino de Deus e da vida eterna.
.
Com efeito, quando falamos da Ressurreição de Jesus, isto significa a vida que não conhece mais a morte, pois, naturalmente todos os viventes estão condenados a ela e ninguém escapa; mas, com a ressurreição do Senhor, a morte natural é transformada em Páscoa, isto é, passagem da condição de mortalidade à condição eterna, em outras palavras, é o não fim da vida, ou seja, sua continuidade para sempre no Reino de Deus.
.
Conclusão: Caríssimos, vivamos essa linda aventura da fé, como São Paulo nos ensinou: "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória."
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.