PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 13,21-33.36-38)(16.04.19)
.
Caríssimos, a tendência de olharmos e nos atermos aos problemas que se apresentam querendo nos desestruturar, é perder o ânimo, dada nossa Impotência e fragilidade. Ora, na primeira leitura de hoje o Profeta Isaías passa por essa prova (cf. (Is 49,1-6), mas, nos ensina que diante de nossa fragilidade e desânimo, o Senhor nos revela que está sempre presente e nos envia para missões ainda maiores, pois a obra em que trabalhamos é Sua e é Ele mesmo que nos prepara para cumpri-la.
.
Com efeito, quando o Senhor nos chama para uma missão Ele nos abre as comportas de suas graças para que fielmente a realizemos. De fato, Deus tudo criou sem nós, nos plasmou no ventre de nossas mães sem nós; mas, por sua divina misericórdia, nos chama à colaborarmos com Ele na obra da redenção realizada por seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
.
No Evangelho de hoje Judas é protagonista e símbolo daqueles que são chamados pelo Senhor para o acompanhar em sua missão salvadora, como os demais discípulos; mas, porque agem a partir dos interesses mestinhos e da busca de vantagens pessoas ou projeção da própria imagem, deixam, com isso, o mal entrar em suas almas passando de discípulos à traidores do Senhor. 
.
Conclusão: Caríssimos, a distância entre o tempo e a eternidade é um sopro de vida, ou seja, quem serve fielmente ao Senhor no tempo que lhe é dado, tem como herança a felicidade eterna. De fato, bem aventurados são aqueles que vivem fielmente seu chamado, pois sabem que o Senhor nunca os abandona, ao contrário, os fazem participantes de sua morte de cruz para que participem também de sua Ressurreição.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.