Homilia Dom de Ramos (Lc 19,28-40)(14.4.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, hoje começamos a semana santa com o Domingo de Ramos, nesse dia Jesus entra como rei triunfante em Jerusalém, mas já sabendo os sofrimentos e a morte pelos quais passará. De fato, tudo o que diz respeito aos acontecimentos do mistério de nossa salvação, ou seja, a Paixão, morte e ressurreição do Senhor, já haviam sido profetizados no Antigo Testamento e agora estão em pleno cumprimento.
.
Então, quais lições aprendemos desses acontecimentos? Primeira, Deus enviou o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo à nós como um de nós para que o conhecêssemos quem Ele é, como age e que tudo faz a nosso favor porque é amor e nos ama eternamente, como bem descreveu São João: "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."
.
Segunda, o mal não faz parte do Seu Reino e por isso, tiremos de nosso meio tudo o que há de mal; as armas para isto são as mesmas usadas por seu Filho, obediência total à Sua Vontade, confiança inabalável no Seu Poder, amor incondicional ao Seu querer. Em outras palavras, no que diz respeito à nós, isso significa, crer em Jesus Cristo, ama-lo como Deus sendo fiéis até o fim como Ele permaneceu fiel ao Pai.
.
Conclusão: Caríssimos, sem dúvida alguma fazemos parte do Grande Mistério de Deus, da Sua Criação, da Redenção operada por Seu Filho, e da luta contra o mistério da iniquidade. É claro que racionalmente pouco entendemos de tudo isso; mas, para que vivamos segundo a Vontade do Pai, depois de Sua Ressurreição, o Senhor nos enviou o Seu Santo Espírito para permanecer conosco preparando a Sua segunda vinda.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.