MOVIMENTOS QUE FAZEM UMA BOA PREGAÇÃO

As pessoas exaltam os Bereanos, da época de Paulo, mas não gostam dos Bereanos do nosso tempo. Mas quem eram os Bereanos e como ficamos sabendo deles? Atos 17;11 fala deles: “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.”

Existe uma idéia errônea a respeito dos bereanos que podemos observar facilmente no texto acima. Os crentes bereanos, ou de Beréia, eram considerados mais nobres por Paulo do que os Tessalonicenses. Muitos interpretam os bereanos como críticos doutrinários. Mas o que está escrito é que eles receberam a mensagem com grande interesse, querendo pôr em prática a revelação recebida. Há uma diferença em criticar e receber a Palavra.

Mas é inegável que a Bíblia nos deixa observar esse outro contexto. Há um quê aqui de crítica sim. Hoje em dia há uma miscelânea absurda em respeito às doutrinas e às Igrejas e muitos não sabem mais em que crer direito. Alguns que compreendem e sabem dizer o que está errado na Igreja devem apontar como melhorar.

Quero apontar alguns elementos que fazem uma boa pregação. Julgue você se a sua Igreja está correspondendo.

1- Conteúdo – Hoje temos um monte de mensagens que não tem conteúdo. Ela não tem uma introdução clara, ou seja, não começa exatamente em lugar nenhum. Discorre sobre um monte de coisas e não fala nada e por fim não tem uma conclusão seja memorável. As mensagens estão tão ruins no nosso tempo, em muitas Igrejas, que as pessoas se esquecem da mensagem na porta da Igreja, quando se está indo embora. Quando se chega em casa, após o culto não se tem recordação do que foi dito, de tão fluido e inócuo que foi a mensagem. Temos hoje em dia mensagens – por exemplo – que fala-se de Daniel e quando acaba não sabemos quem é Daniel; fala-se da Cruz e quando acaba não sabemos ainda o que é a Cruz. Uma mensagem precisa ter conteúdo, idéias, Bíblia, histórias, ensinamentos. Hoje temos um monte de pretensas palavras que são apenas um amontoado de versículos.

2- Começo meio e fim – Uma Palavra precisa ter começo, meio e fim. As pessoas quando vão ao futebol – por exemplo – contam histórias que iniciam em algum lugar, eles dizem o que aconteceu e dão a conclusão do fato. As pessoas sabem contar uma boa história, mas muitos pregadores não sabem pregar a Bíblia. O pregador é um interprete da Bíblia. Já vi mais de uma vez pregadores que só lêem os versículos e nos trazem um achismo que foge da Teologia bíblica. Eu não quero saber o que o pregador acha desse versículo, mas eu quero saber o que o texto quer dizer. Temos pessoas que pregam sobre cura, por exemplo, que abrem um texto de cura, não explicam o texto, fala um monte de coisas, não explica nada e acha que pregou maravilhosamente bem. Desculpa ai, mas ajuntamento de versículos não é pregar. Pregar é interpretar a Bíblia de forma coerente, bíblica, teológica e razoável.

3- Convencimento – Ouvimos muitas palavras na Igreja, muitas idéias e achismos, mas por falta de base bíblica e de uma boa apresentação dessas bases, a Palavra de hoje em dia não está convencendo ninguém. Usa-se a desculpa que quem convence é o Espírito Santo, para se pregar de maneira sofrível e ruim. Os pregadores deveriam se ouvir, para compreenderem porque há um esvaziamento nas Igrejas. Falta argumentação. A Palavra de muitos ai, não está convencendo porquê as pessoas devem deixar o pecado. As Igrejas estão cheias de gente pecando e os pastores não estão nem ai. Palavra sem base bíblica não convence. Dizer que não pode e não explicar porque não pode é o mesmo que nada.

4- Palavra e não distração – Quando alguém começa a pregar a gente já tem uma idéia se ele vai pregar ou se vai fazer show. Tem uma tendência ruim nas Igrejas, que alguns maus pregadores têm de ler os versículos, não falarem sobre ele, entra a falar sobre a sua vida, dão os seus testemunhos, que não interessam, pois vamos à Igreja saber de Jesus e não sobre quem é ou era o pregador, cantam hinos na hora da pregação, fazem longas orações na hora da Palavra. Em outras palavras: enrolam o tempo todo da pregação e o pior – que me deixa abismado – fazem aquele famoso apelo para que as pessoas vão à frente do púlpito no fim da sua pregação, para dizerem que foram bons, e o povo vai: “Olha ai, quanta gente na frente do púlpito”, dizem eles. Palavra pregada mesmo, não teve nenhuma. A Igreja carece de pregação e não de distração.

5- Doutrina Bíblica – Canso de dizer que existem duas palavras básicas em nossas Igrejas, uma dela é para sanar as dificuldades momentâneas e a outra é a mensagem doutrinária. A mensagem para hoje é importante, porém ela é direcionada para a pessoa que a escuta, para o momento, para a situação, de dor, de doença, de desemprego. A palavra doutrinária é a que carrega a Igreja para continuar existindo. Imagine se todo mundo parar de pregar as doutrinas, como a salvação, a Cruz, a Fé, por exemplo. Em pouco tempo ninguém saberá mais o que são essas doutrinas. Aliás, pelo que tenho visto de muitos anos para cá, esse tempo não está longe, pois se perguntarmos as razões da fé dos cristãos eles não sabem mais responder. Crentes velhos não sabem explicar do que são salvos. Crentes velhos na Igreja não sabem explicar o que é a Graça, o Reino de Deus ou o que é a Cura. As pessoas não sabem explicar a doutrina do homem, de Deus, de Cristo, ou palavras como satisfação, propiciação, ou arrependimento. A culpa do analfabetismo cristão é dos pregadores, não se engane.

6- Poder do Espírito Santo - Uma boa pregação precisa ter poder do Espírito Santo. A pregação deveria nos encher do Espírito, mas não está enchendo. Algo está errado. Quando iniciei na fé, os pregadores eram cobrados após o culto por quê a Igreja não sentiu o Espírito Santo. Por quê o poder não fluiu através do pregador. Os pastores queriam saber se a vida do pregador estava em ordem. Hoje cantam sem parar e gritam e fazem as pessoas se levantarem e sentarem e se movimentarem, como se isso fosse poder de Deus. Não é. Os pregadores não têm poder. A palavra não enche mais do Espírito.

Ai querem dizer que a culpa é das pessoas que estão muito pecadoras. Que conversa fiada é essa? Jesus pregava para os piores pecadores e eles caiam de joelhos chorando. O que a gente tem ouvido dos pregadores é que eles mesmo dizem que não tiveram tempo de orar pela mensagem. Muitos dizem que não leram a sua Bíblia. Outros se atarefam tanto em trabalhos outros, no dia de pregarem, que a relegam a leitura e o estudo da Bíblia a segundo plano, sendo que ele seria a pessoa que iria pregar naquele dia.

Está faltando poder verdadeiro de Deus em nossas pregações. A falta do poder é uma vergonha. A maioria dos pregadores não está na presença de Deus. E como um homem vazio vai pregar para outros? Eu não aceito isso. Se alguém acha que está bom, eu não acho. As pessoas cantam nos cultos, oram, ministram, pregam e a gente não sente o Espírito Santo em lugar algum. E tem os que acham que está bom.

7- Novidade – A Palavra de Deus é grandiloqüente por natureza. A Bíblia trata da vida e da morte; da eternidade, de um inocente morrendo no lugar da humanidade pecadora, e ai alguns pregadores trazem uma Palavra que não faz nem com que o Diabo pisque o olho. Acredito que os demônios dizem de alguns pregadores: “Esse ai não nos faz medo”.

Outro dia explicava para minha filha mais velha, hoje com 16 anos, que os anjos e os demônios vêm escutar a mensagem nas Igrejas, e a mensagem, a Palavra da Pregação, quando na direção de Deus, quando o pregador orou e prega o que Deus lhe mandou pregar em oração, ou sonho, ou visão, ali está o revelado o direcionamento de Deus para a Igreja local e talvez para a Igreja Mundial.

Vez ou outra ouvimos um irmão pregando algo tão grande, que vai fazer com que a Igreja (toda ela) se mova para o futuro. Mas isso só se faz na direção de Deus, pregando o que ele manda, e não o que se acha que quer pregar.

Qual foi a ultima vez, pregador, que você teve a certeza absoluta, com provas, que aquela era a mensagem de Deus a ser pregada? Se os pregadores mau estão lendo as suas Bíblias, como terão certeza disso?

Qual a ultima vez pregador que você orou na dependência para receber a mensagem de Deus e assim o recebendo teve coragem para a pregar? Pois quando é Deus, a mensagem vai mexer com as estruturas. Algumas vezes a gente pode até ficar com raiva, mas temos certeza que era o que Deus queria falar.

Qual foi a ultima vez que você chorou na presença de Deus enquanto recebia uma mensagem para pregar na Igreja?

Não imagine que Deus está alegre com nossas pregações, estando o povo pecador do jeito que está. Não se iluda, está crescendo o numero de pecadores dentro da Igreja e os pregadores estão dormindo confortavelmente, isso não incomoda mais. Se você está assim, pregador, está na hora de deixar o púlpito para outro pregar, seu tempo já foi.

As palavras de hoje em dia estão faltosas de uma coisa básica: novidade. Não quero dizer com isso que devemos inventar novidades e movimentos estranhos na hora da Palavra, longe disso, mas antes, que a Palavra está numa mesmice tão chata, sonolenta, que carece de novidades.

O que é uma novidade numa pregação? A Bíblia é a mesma, então a novidade é relacionada à Bíblia que temos. Novidade pra mim é o seguinte: Me fala algo pra mim que tenho muitos anos de Igreja, que eu ainda não ouvi. A maioria dos pregadores parecem uma cópia barata do outro pregador. A Palavra está direcionada para novos convertidos. E a Palavra para os obreiros, cadê? Cadê uma palavra mais profunda? Não estou vendo. A minha filha de 12 anos disse que não está mais ouvindo novidades nas pregações da nossa Igreja e nem das Igrejas onde vamos. Será que uma menina de 12 anos já ouviu tudo o que se tem a dizer sobre o Evangelho, ou a mesmice tomou conta? O que você acha? A Igreja não conseguir trazer uma novidade para alguém que tenha mais do que dois anos de Igreja é uma vergonha. Falta Bíblia, estudo, oração, ensinamento. Falta tudo. Será que só tem novo convertido na Igreja? Depois diz que não sabe por quê a Igreja está esvaziando.

8- A Trindade – A Palavra de Deus tem Deus! A Palavra dita de Deus deveria ter: Deus. Deus glorifica o Nome Dele.

Nós temos visto um monte de mensagens antropocêntricas que não falam de Deus em momento algum. Qual foi a ultima vez que você ouviu pregar sobre Jesus, não sobre o que ele fez, mas sobre quem é Ele? Qual foi a ultima vez que você ouviu uma mensagem que explicasse Deus? Palavra de Deus que não tem Deus, não é Palavra de Deus.

9- Fome da Palavra – Um dia uma irmã falou pra mim: Irmão Paulo, ir para a Igreja não está resolvendo nada. A irmã se referia que as pessoas estão entrando na Igreja com fome da Palavra, ouvem a pregação que não os alimenta e vão embora com a mesma fome, se não mais. Eu venho afirmar que tenho notado que até mesmo pregadores, estão pregando de tal forma ruim, que eles, os pregadores estão saindo do culto com fome da Palavra. Isso deveria acender luzes de alerta. Opa, alguma coisa está errada. Muito errada.

Essa semana passei em frente a uma Igreja onde o pastor se esgoelava gritando, na hora da Palavra. Eu tenho observado essa Igreja que estreou com gente do outro lado da rua. Contei o pastor, a esposa e três pessoas assistindo o culto. Ele gritava a plenos pulmões: Roda, roda, roda, a roda está no meio de nós. A roda está passando no meio de nós. E gritava esbaforido.

Gente, o que é isso a roda passava no meio de nós? Isso não é Bíblia. Ai gente assim não sabe onde estão os membros da sua Igreja. Debandaram disso ai.

Igreja, precisa melhorar. Não está bom.

Amém

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 11/04/2019
Código do texto: T6621221
Classificação de conteúdo: seguro