PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 20,17-28)(20.03.19).
.
Caríssimos, as tentações; tudo o que vivemos, os julgamentos que fizemos, a caridade que praticamos ou não; o perdão que demos e recebemos; todos os pensamentos, os afetos, os desejos; os pecados praticados e mesmo os perdoados, tudo isso passa num piscar de olhos para a eternidade quando nos depararmos com a morte. O passado e o presente nos acompanha gravados em nossas almas apontando o futuro eterno que nos espera após o nosso julgamento.
.
De fato, a escola de Jesus da qual participamos é escola de santidade, por isso, ser santos para nós, seus discípulos, é um aprendizado constante, é um vencer-se à si mesmo a cada lição de vida, e isso a partir dos valores eternos que ele nos concede; pois, como discípulos de Cristo, ser santos é normal quando pomos em prática o que Ele nos ensina especialmente a santa obediência de quem depende a vivência de todos os outros valores.
.
No Evangelho de hoje Jesus comunica aos discípulos o constrangimento, as dores e a morte que os esperam em seu sofrimento de cruz; e no entanto, a mãe dos filhos de Zebedeu pede um lugar de destaque para os seus filhos no Reino dos céus mesmo sem conhecer ainda o terrível sofrimento e morte de cruz a que o Senhor se submeterá. Será que dá pra entender isso? 
 
Sim, mas, para isso, precisamos escutar a resposta do Senhor: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Ou seja, isso significa perfeita obediência à vontade do Pai, isso significa amor incondicional à Ele.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.