PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,36-38)(18.03.19)
.
Caríssimos, a obediência é o fundamento de nossa permanente comunhão com o Senhor; é isso o que nos ensina a primeira leitura de hoje onde o Profeta Daniel reconhece que foi por causa da desobediência do povo eleito que o exílio se abateu sobre eles. Eis a sua oração: "Senhor, temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país."
De fato, a obediência ou a desobediência se faz presente em todos os sentidos de nossa vida, de modo que quando não obedecemos ao Senhor; seguimos o maligno em sua desobediência e nos tornamos seus escravos, porque ele se esconde nos pecados praticados e o resultado disso é sempre nefasto uma vez que no pecado nada de bom existe. É bem como nos ensinou o Senhor: "Todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo."
.
Amados irmãos e irmãs, as tentações nada mais são do que a voz do maligno que fala espiritualmente por meio dos maus pensamentos que chegam à nossa mente; de uma coisa, porém, fiquemos certos, todas as tentações dependem sempre de nossas escolhas e decisões, de forma que, se dissermos não a elas, estaremos dizendo sim a Deus que nos fala por meio da verdade que se encontra gravada em nossas almas desde a nossa concepção.
.
Conclusão: Caríssimos, uma das tentações mais frequentes que chega à nossa mente é o julgamento de valor, ou seja, o juízo que se faz dos outros a partir de preconceitos morais ou ideológicos. Ora, essa é a via que o maligno mais usa para destruir a paz interior de nossas almas, porque as põe contra a misericórdia divina, como vimos no Evangelho de hoje. Quando uma alma não é misericordiosa ela perde de imediato a comunhão com o Senhor que é misericordioso e sempre nos perdoa.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.