Se alguém deseja o episcopado

É natural que alguns no meio do povo de Deus desejem ser pastor ou ter função de líder. Mas, quais requisitos se fazem necessários para isso? Vejamos:

Muitos homens foram chamados por Deus para liderar o seu povo, e alguns desejaram ser líderes sem terem sido chamados ou sem que tenham passado pela devida prova.

Um líder de grande vulto foi Moisés, escolhido por Deus para liderar o povo de Israel e conduzi-lo para Canaã a terra da Promissão.

E, juntamente com ele, Deus também escolheu a Arão, seu irmão, a fim de exercer o sacerdócio. Depois estendeu o sacerdócio aos filhos de Arão e também deu dons a outros, como Miriam irmã de Moisés.

Entretanto, outros quiseram se nivelar a Moisés ou quiseram se impor como líderes sobre o povo sem que Deus os tivesse escolhido. Entre esses, podemos citar Coré, Datã e Abrirão. Estes foram sepultados vivos por causa da insurreição que fizeram. E junto com eles seus filhos, esposas e seus rebanhos tiveram a mesma sorte.

Até alguns líderes, como Arão e Miriam se ensoberbeceram e receberam a reprimenta de Deus ou a sua punição. Miriam chegou a ser punida com lepra pelo fato de ter criticado Moisés.

No ministério de Jesus ele chamou a si a muitos como discípulos, dentre os quais ele escolheu doze como apóstolos.

Depois, dentre os discípulos, foram escolhidos sete como diáconos, a fim de fazer a distribuição diária de alimento.

E, para isso, foi dito que os próprios discípulos escolhessem a tais. Entretanto, foi dito pelos apóstolos que os escolhidos tivessem alguns requisitos, veja:

Atos dos Apóstolos 6: 1. Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. 2. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre esta necessidade. 4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; 6. E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

Paulo, outro líder de vulto, traçou o perfil do varão que desejasse exercer o episcopado, veja:

1 Timóteo 3: 1. ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3. Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4. Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5. (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como terá cuidado da igreja de Deus?); 6. Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 7. É necessário também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. 8. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; 9. Guardando o mistério da fé numa consciência pura. 10. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. 11. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. 12. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. 13. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Paulo também diz que, embora ele tivesse perseguido a igreja de Deus, que este o teve por fiel pondo-o na obra do ministério. I Timóteo 1:12.

Entretanto, muitos hoje se têm impostos como líderes e pastores sem que pra isso tenham sido escolhidos e nomeados.

Portanto, se alguém almeja o ofício de pastor ou líder, que seja primeiro provado e que tenha bom testemunho, além das demais características relacionadas pelo Espírito através do apóstolo Paulo.

Sítio Deus me deu - Ramal Água Preta - Am 010, Km 32. - Manaus-Am.

17/02/2019

Oli Prestes

Missionário