"NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON" 

Porque o espírita deve ser contra as reformas providenciária e trabalhistas que degradem as condições humanas.

O Livro dos Espíritos

II – Limite do Trabalho – Repouso
682. Sendo o repouso uma necessidade após o trabalho, não é uma lei da natureza?


— Sem duvida o repouso serve para reparar as forças do corpo. E também necessário para deixar um pouco mais de liberdade à inteligência, que deve elevar-se acima da matéria.

683. Qual é o limite do trabalho?

— O limite das forças; não obstante, Deus dá liberdade ao homem.

684. Que pensar dos que abusam da autoridade para impor aos seus inferiores um excesso de trabalho?

— É uma das piores ações. Todo homem que tem o poder de dirigir é responsável pelo excesso de trabalho que impõe aos seus inferiores, porque transgride a lei de Deus. (Ver item 273.)

685. O homem tem direito ao repouso na sua velhice?

— Sim, pois não está obrigado a nada, senão na proporção de suas forças.

685 – a) Mas o que fará o velho que precisa trabalhar para viver e não pode?

— O forte deve trabalhar para o fraco: na falta da família, a sociedade deve ampará-lo: é a lei da caridade.

     De que adianta atitudes de benevolência como visitas a asilos, participar de atividades de caridade de distribuição de roupas e alimentos para aqueles que mendigam nas ruas se, diante dessa política econômica, e propostas perversas pela qual passa o Brasil com as reformas trabalhistas e previdenciarias, nos colocamos indiferentes ou pior, apoiamos políticas ou políticos cujas ações perpertuam as pessoas nas condições de miséria? É como dar com uma das mãos e tirar com a outra.

 
     Não é possível que ninguem estranhe ou se dê conta que políticos, que nas práticas diárias não fazem nada de concreto diante dos problemas agudos da sociedade em relação a saúde, educação, violência, ect. que tanto afligem nosso povo, de repente, se tornam altruístas e solidários com o futuro dos mesmos. Que embora não dêem a mínima para nós, agora são de uma alteridade nobilíssma para com as próximas gerações, visto que, os resultados práticos da reforma da previdência só virão daqui há alguns anos.
Políticos preocupados com seus resultados a longo prazo? sério?
     
     A princípio, a reforma da previdência e trabalhista que estão impondo sobre o povo brasileiro aprofundará as mazelas sociais degradando ainda mais as condições humanas desse país. Aquele que propaga Viver sob a égide do “fora da caridade não há salvação” e defende esse modelo neoliberal desumano está vivendo uma contradição irrefutável. Possivelmente, mentindo pra si mesmo diante daquele axioma. pois estas propostas de reformas contradizem de todas as formas, tudo que o livro dos espiritas nos ensina
​​​​​​
    Acreditar que nosso posicionamento nada tem a ver com isso, serve apenas para adornar nosso ego farisaico enquanto continuamos parasitando a pobreza alheia, discursando como obreiros da vida eterna mas contribuindo para que muitos necessitem de caridade a vida toda.