O MANUAL DE INSTRUÇÕES DE DEUS
Quando adquirimos um produto seja ele qual for, em todos vem um Manual de instruções contendo especificações do objeto, modo de usar, voltagem, etc. As pessoas em sua maioria acabam pulando esta parte, ou seja, a de ler o manual e, em alguns casos, muitos acabam não utilizando todo o potencial do objeto comprado.
Eu particularmente tenho sempre o hábito de ler o Manual de instruções todas as vezes que adquiro um novo objeto, independente de já ter um semelhante, a tecnologia avança rapidamente e, muitas vezes, somos surpreendidos com inovações nestes objetos, tendo, por exemplo, os celulares, tabletes e até automóveis.
O que quero dizer é que a vida não vem com manual de instruções, embora tenhamos pessoas mais experientes pais, irmãos, tios e outros familiares que procuram sempre nos conduzir de maneira a não virmos a sofrer no decorrer da vida. É claro que muitos de nós acabamos não seguindo as instruções adequadamente por muitas vezes acharmos que sabemos mais do que aqueles que chamamos de velhos e, em consequência, acabamos errando algumas vezes na vida.
Mas o que gostaria de focar é a vida dos cristãos de hoje. Em sua maioria todos tem um manual de instruções, o qual chamamos de Bíblia. Ela nos mostra como deve ser o comportamento de todos os cristãos, sem exceção. Assim sendo, o maior problema que destes cristãos hoje é exatamente o não seguir a Bíblia ou pior ainda, não lê-la! É alarmante a quantidade de pessoas que vão à igreja, ouvem pregações e músicas que em sua maioria não estão de acordo com este manual. Em consequência é alarmante o número de cristãos que vivem não só falando, mas fazendo uma série de bobagens que levam ao descredito todos os que são cristãos. Devo dizer que, além deste manual a Bíblia, os cristãos tem também o Espirito Santo, que o próprio Jesus disse que nos auxiliaria no conhecimento deste manual conforme nós vemos em Jo. 14.26:
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Jesus mesmo nos diz que este Espírito Santo nos faria lembrar de tudo o que Ele tinha dito. E a única maneira de lembrar de tudo o que ele teria dito é lendo sobre o que Ele disse!
A olharmos para o salmo 119, vemos a descrição perfeita daquele que lê a Palavra de Deus, em vários versículos vemos o salmista descrever o que esta palavra faz por ele. Destacamos o versículo 105
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
O salmista descreve a palavra com lâmpada e luz para o seu caminho e, se você observar, este salmo realmente nos mostra o quanto é importante conhecer a Palavra de Deus.
Lembremos ainda que, quando Josué viu-se no lugar de Moisés para conduzir o povo, ao procurar ajuda divina Deus falou-lhe exatamente isso em Js. 1 8-9:
8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
O conselho dado a Josué, continua sendo o mesmo para os cristãos de hoje! Em primeiro lugar o conselho dado foi que ele meditasse no livro. Em segundo lugar fazer como o que está escrito. Terceiro ter ânimo e quarto, não temer, ou não ter medo de fazer aquilo que o livro ordenava.
O grande problema hoje é que os cristãos não apenas nunca leem a Bíblia como também em consequência, não fazem o que ela lhes manda fazer. Gostaria de lembrar que Josué, diferente da igreja de hoje, não tinha a presença do Espírito Santo com ele! Mas o que precisava mesmo era apenas meditar, fazer, ter ânimo e finalmente não ter medo de fazer conforme aquele livro mandava.
Vemos nos dias de hoje, igrejas criando modismos de toda a espécie, tais modismos chegam à beira o absurdo, principalmente quando se trata de manifestações do Espirito Santo! Existe todo o tipo de manifestações desde pular, gritar, se descabelar, rodopiar, falar no meio do culto chamando a atenção de todos. Verdadeiros absurdos!
Quando lemos as epístolas não presenciamos em nenhum momento coisas tais como as que vemos hoje, tudo não passando de meras manifestações carnais, apenas isso. Como tenho dito muitas vezes, se o Espírito Santo entrasse em uma das igrejas de hoje, vestindo uma roupa vermelha nem assim o reconheceriam.
E que está faltando são pessoas envolvidas com as coisas do Senhor de tal maneira que consigam ouvi-lo!
Para tudo existem regras e estas não faltariam à igreja e estas regras estão ao alcance de todos e elas se encontram na própria Palavra de Deus.
Poderíamos ficar horas falando e mostrando versículos para explanar melhor o que estamos falando, contudo, apenas alguns são suficientes para demonstrar o que estamos tentando explicar.
Em relação à Palavra de Deus, o apóstolo Paulo em Co. 3.16:
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.
Ele nos diz que a palavra tem que habitar abundantemente, ele diz abundantemente. Na versão NVI:
Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.
Nesta versão usa-se o termo ricamente! Uma vez que estamos cheios da Palavra, com certeza haverá sabedoria, cantar hinos e cânticos espirituais. Além disso, quando confrontados ou questionados, certamente todo o conhecimento adquirido virá à nossa mente, pois o próprio Espirito Santo conforme disse Jesus em João 14.26 ele nos faria lembrar e nos ensinaria todas as coisas. A única maneira do Espirito Santo nos ensinar todas as coisas e nos fazer lembrar é estarmos cheios da Palavra, lê-la todos os dias e, como disse o salmista, no salmo 119 versículo 99:
Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
Meditar na Palavra de Deus e o único meio de fugir de algumas armadilhas criadas por pseudo pregadores que levam o povo às mais estranhas doutrinas e, em consequência envergonhando o verdadeiro evangelho. Parece, o reflexo do sistema criado no Brasil de manter o povo sem cultura e consequentemente, fazer o que quiserem com ele. Mas na realidade, nada mais é do que uma artimanha para manter os cristãos o mais longe possível da Palavra evitando assim que estes possam tornar-se perigosos para o reino das trevas, apenas isso. O cristão que não conhece a Palavra não tem como argumentar não apenas com as pessoas, mas com o próprio inimigo de nossas almas. Ter conhecimento do que se fala é a mais importante arma em qualquer circunstância da vida. Quando temos conhecimento de determinado assunto, somos capazes de defender todos os pontos de vista e por tê-lo estudado a fundo, podemos falar com conhecimento pleno sobre o mesmo. Quando a cozinheira vai fazer um bolo ela segue as instruções de maneira a não errar na receita e fazer um bolo de qualidade. Após algum tempo fazendo-os, ela consegue faze-lo sem usar a receita, pois esta faz parte de todo o conhecimento adquirido fazendo repetidas vezes.
Vamos lembrar aqui um versículo no livro de Hebreus 4.12:
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
O escritor de Hebreus diz que a palavra é em primeiro lugar viva e eficaz! A Palavra se torna viva diante de muitas circunstâncias de nossas vidas. Lembremos que, quando Jesus estava no mar em Mateus 14 24-29, ele mandou que Pedro fosse até ele sobre as águas e quando Ele mandou o discípulo ir até ele, este foi andando por sobre as ondas. Na realidade, Pedro caminhou sobre a palavra dada por Jesus para ele. Todos conhecem esta passagem, e como o apóstolo começou a afundar ao ver as ondas e a força do vento.
30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
O que aconteceu com Pedro acontece com todos que não ficam na Palavra, e esta nós temos hoje. É preciso entender que a base de tudo é o crer! Uma das maiores dúvidas dos cristãos hoje é; como agradar a Deus? E a resposta é tão simples que deixaria qualquer um vermelho de vergonha por desconhecer esta simples verdade, e ela está no livro de Hebreus 11.6:
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
E a maioria das pessoas procura agradar a Deus com sacrifícios inúteis, exatamente por falta de conhecimento da Palavra. O próprio apóstolo Paulo deixa isso bem claro em Col. 2. 20-21:
20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
21 Não toques, não proves, não manuseies?
Como vemos, não é o que fazemos ou deixamos de fazer, mas o saber o que fazer! E como saber isso? Simples; voltemos ao que ele disse em Colossenses 3.16: A palavra e Cristo habite abundantemente em vós! É simples, tão claro quanto água!
O que precisamos é largar a preguiça de lado e ler a Palavra de Deus! A maioria das pessoas diz que quando começa a ler a Bíblia sente sono e o remédio para isso é muito simples, ler andando! Não há sono que aguente fazer isso. É preciso criar hábitos para isso e, junto com isso orar, buscar o Senhor como nos diz Jer. 29.13:
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Ainda em Deuteronômio 15.5:
Se somente ouvires diligentemente a voz do SENHOR teu Deus para cuidares em cumprir todos estes mandamentos que hoje te ordeno;
Ouvir a voz de Deus implica em ler a Sua Palavra.
Não há como Ouvi-lo sem conhecer o que diz a Sua Palavra, isto é importante demais, é o que Ele espera de nós e esta é a única maneira de compreendermos a vontade Dele para nossas vidas.