Morada permanente

Padre Geovane Saraiva*

Jesus, ao se dirigir aos seus discípulos, deixa claro que a verdadeira vida consiste em entrar num caminho estreito, exigente e pouco atrativo, única saída para os cristãos como verdadeira via para a salvação. Ao mesmo tempo, Jesus de Nazaré está a nos dizer que abraçar a fé em Deus Salvador é uma sabedoria divina, e loucura aos olhos humanos, mas sem jamais perder de vista o projeto de Deus, pela força vivificadora e inspiradora do Livro Sagrado, traduzido em doação, generosidade e amor. O Papa Francisco nos desafia com a seguinte assertiva: “A regra de ouro que Deus inscreveu na natureza humana criada em Cristo é a regra de que só o amor dá sentido e felicidade à vida”.

É por isso mesmo que Deus quer, através do Livro Sagrado, enriquecer, com seu amor infinito, as criaturas que Ele criou, convencendo-as da morada permanente. Contar com esse didático e pedagógico livro não tem graça divina maior, ontem, hoje e por toda a eternidade, como na palavra de Josué: “Que o livro desta Lei esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir de acordo com tudo que está escrito nele. Assim serás bem-sucedido nas tuas realizações e alcançarás êxito” (cf. Js 1, 8).

A música litúrgica nos assegura: “Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor! (…) luz para o meu caminho”, oferecendo aos seres humanos sempre mais o sentido da vida, dentro da mais profunda lógica divina da morada permanente. Que a palavra de Deus possa ser, de verdade, um maravilhoso farol a iluminar a existência da humanidade, animando-a no sentido de voltar-se ao absoluto de Deus, no dizer de Dom Helder: “Tenho pena dos empobrecidos, dos sem-abrigo, e mais pena ainda sinto dos instalados e enraizados, como se este mundo fosse morada permanente”.

Inspirados e animados pelo Livro Sagrado, saibamos olhar o mundo, num sincero desejo de fermentá-lo e transformá-lo, apresentando ao mesmo mundo sinais de esperança e solidariedade, seguros de que Deus leva em conta nosso esforço místico, testemunho coerente e vontade de lutar e viver.

*Pároco de Santo Afonso e vice-presidente da Previdência Sacerdotal, integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - geovanesaraiva@gmail.com

Geovane Saraiva
Enviado por Geovane Saraiva em 04/09/2017
Código do texto: T6104208
Classificação de conteúdo: seguro