Siladas Malafalha: a queda da estrela - Isaías 14:12-17
(Parte I)
Siladas Malafaia exerce certo fascínio em muitos pregadores justificado pela indigência escolar, educacional e teológico do nosso povo. A maioria dos pastores teve formação restrita e pobre em seminários teológicos de péssima qualidade sem jamais ter acessado uma boa e rigorosa formação acadêmica, com pesquisa, metodologia científica e bibliografia universal e variada. Os pastores são pessoas pobres e sem condições de comprar livros, objetos caríssimos em nosso país. Outras coisas também atraem os incautos a se enconstarem nas teias religiosas e verborrágicas de Siladas Malafaia, como seu estilo de administrar e pregar, a teologia diotrefana (III João 9-14).
1. Quem é Siladas Malafaia
PASTOR? Apesar de utilizar o título de pastor, e exercer um pastorado travestido, pois a denominação que inventou ao seu estilo, é apenas para servir seus interesses pessoais como empresário da fé, ou como se denomina em Teologia Cristã de simonismo, Malafaia nunca fez faculdade de teologia, não tendo formação acadêmico-teológica respeitável para se considerar intérprete responsável das Escrituras. Sua pseudo-formação vem dos famosos pequenos institutos bíblicos, organizados em fundos de quintais de igrejas evangélicas de senso comum. (Apocalipse 2:2).
VITÓRIA EM CRISTO, uma seita? Vocacionado para o comércio das coisas sagradas, sedento por comer a pele das ovelhas de Cristo, discípulo de Edir Macedo e Valdomiro Santiago, Siladas Malafalha rompeu sua ligação com a Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus cujo modelo de governo eclesiástico se aproximava do padrão bíblico do Novo Testamento. As igrejas bíblicas e que seguem o padrão do Novo Testamento são locais, não denominacionais, isto é, são soberanas, congregacionais e independentes. Muitas destas se reúnem com outras co-irmãs, de mesma fé e prática, para realizar mais efetivamente seu trabalho como igreja. Neste caso é comum que eventuais desvios ou pontos controvertidos de tais práticas sejam também avaliados, opinados e manifestos por estas associações ou convenções. Prevendo a possibilidade de intervenção da Convenção sobre suas invencionices seculares no âmbito da Igreja Evangélica Assembléia de Deus da Penha, Siladas Malafaia, ardilosamente, separou-a da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus e transformou o governo congregacional da mesma em governo papal-episcopal, declarando-se ele a única autoridade absoluta, monárquica e absolutista na congregação. III João 9-14. Desta forma, precaveu-se de eventuais repreensões dos congregados e dos colegas pastores. Hoje, acintosamente diz na televisão "as minhas igrejas".
2. Abandono da pregação do Evangelho pela campanha pelo enriquecimento pessoal
Siladas Malafalha abandonou de vez os princípios das Escrituras Sagradas Cristãs que alega defender.
(a) João 3:16 afirma que Deus amou ao mundo. Jesus andou entre os pecadores. Condenou o pecado mas jamais marcou pecadores como seus desafetos. Isso o distinguia dos fariseus de sua época. Siladas Malafalha marcadamente nomeia pessoas em seus discursos e programas como seus adversários, amaldiçoa, acusa e deseja castigos para estas pessoas. Diferente foi o procedimento do Senhor. Mateus 11:19; Marcos 10:31; Marcos 19:11; Lucas 7: 36-38; Lucas19:1-10; João 4:1;