O sono dos justos

Acaso os justos têm um modo próprio de dormir como sugere o título deste breve texto? Essa expressão tem sido tomada sugerindo o sono eterno ou o descanso pelo qual muitos, tanto justos quanto injustos, podem passar. Mas, biblicamente, pode ter outro significado.

Segundo a bíblia os justos são diferentes dos demais humanos, ímpios e pecadores. E já que diferentes no seu “modus vivendis” e “modus operandis”, posto que as suas mentes são despojadas de preocupações inerentes aos desejos e cobiças que povoam a mente dos demais mortais, embora tão mortais quanto os demais, então é natural que eles também tenham um sono diferente, embora também possam, ocasionalmente, passar por provas nas quais até os seus sonos sejam aterrorizantes. Isso aconteceu com Jó, o protótipo do justo.

Embora o sono seja uma necessidade do ser humano e até dos animais, há pessoas que nunca dorme, o que lhes causa angústia. E isso pode acontecer por uma disfunção orgânica, devido a glândula que fabrica a dopamina – o hormônio do sono – não fazê-lo.

Entretanto, assim como o organismo pode sofrer pela falta total ou parcial desse hormônio, também pode acontecer de ele ser estimulado a fabricar mais hormônio do sono do que o necessário ou por intoxicação, que causa mais sono do que o razoável. E embora uns tenham necessidade de mais ou menos sono, existe um parâmetro do que seria normal ou razoável. Através da quantidade de sono é possível se suspeitar de um estado de anormalidade em alguém.

Existem alguns alimentos que podem aumentar ou diminuir o sono e até extingui-lo totalmente. E isso pode variar de pessoa para pessoa. Bebidas estimulantes podem diminuir o sono em algumas pessoas ou causar sonolência em outras. E até alimentos mesmo pode também ter esse efeito. Há pessoas que ao tomar leite são acometidas de sonolência quase que imediatamente. Isso pode ocorrer dependendo do leite, talvez pelo processo utilizado na sua preparação, como o leite em pó, ou por adição de conservantes neles.

E isso é evidenciado na bíblia. Há um texto de Salomão que diz: “Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem.” Pv. 23:20 e 21. Outro texto dele diz: “Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.” Pv. 6:11 e 24:34.

Do que se infere que o comer muita carne e beber vinho causa sonolência, lassidão e, em consequência, pobreza, tanto no aspecto humano como no espiritual.

Há um texto bíblico que, nesse aspecto, denuncia uma classe de pastores.

“Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos, gostam de dormir. Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção. Vinde, dizem eles, trarei vinho, e nos encharcaremos de bebida forte; o dia de amanhã será como este e ainda maior e mais famoso.” Is. 56:10 a 12.

Existem duas coisas opostas que também não são boas e que podem dar muito sono ou tirá-lo também. Veja:

“A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome.” Pv. 19:15.

“Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.” Ec. 5:12.

E Deus, por Salomão, adverte:

“Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão.” Pv. 20:13.

A rejeição em cumprir o que Deus determina também pode resultar em sono profundo, veja:

“Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos.” Jn.1:6.

Nessa ocasião o profeta Jonas estava querendo fugir da presença do Senhor, e tomou um navio para ir para outro lugar diferente daquele que o Senhor mandou que ele fosse dar aviso. Nessa ocasião se levantou um grande vento que ameaçava a embarcação, mas Jonas dormia profundo sono no porão do navio.

E o próprio Deus pode fazer cair em sono profundo. Penso que no sentido figurado, veja:

“Porque o Senhor derramou sobre vós o espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, que são os profetas, e vendou a vossa cabeça, que são os videntes.” Is. 29:10.

E isso pode acontecer por causa de não lhe terem dado ouvidos no tempo da graça (favor imerecido, oportunidade).

E para o seu povo diz Deus por Paulo:

“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.” Rm. 13:11.

E, concluindo, um texto de Paulo adverte:

“Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.” I Ts 5:6.

Oriximiná-PA, 13/08/2016

Oli Prestes

Missionário