Escola Bíblica - Liçoes contemporâneas em Daniel 1

Daniel - Capítulo 1

1 No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonozor, rei de Babilônia, a Jerusalém, e a sitiou.

2 E o Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos vasos da casa de Deus; e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus; e os pôs na casa do tesouro do seu deus.

3 Então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos que trouxesse alguns dos filhos de Israel, dentre a linhagem real e dos nobres,

4 jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e que tivessem capacidade para assistirem no palácio do rei; e que lhes ensinasse as letras e a língua dos caldeus.

5 E o rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos; para que no fim destes pudessem estar diante do rei.

6 Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

7 Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego.

8 Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

9 Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.

10 E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois veria ele os vossos rostos mais abatidos do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.

11 Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia posto sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:

12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.

13 Então se examine na tua presença o nosso semblante e o dos jovens que comem das iguarias reais; e conforme vires procederás para com os teus servos.

14 Assim ele lhes atendeu o pedido, e os experimentou dez dias.

15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais.

16 Pelo que o despenseiro lhes tirou as iguarias e o vinho que deviam beber, e lhes dava legumes.

17 Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos.

18 E ao fim dos dias, depois dos quais o rei tinha ordenado que fossem apresentados, o chefe dos eunucos os apresentou diante de Nabucodonozor.

19 Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei.

20 E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.

21 Assim Daniel continuou até o primeiro ano do rei Ciro.

(http://www.bibliaonline.pro.br/arib/daniel/1)

1. Soberania de Deus – Teologia judaica – Dn 1:1-2

a) Os governantes e políticos, que detém o controle dos países, estados e municípios, não agem tão livremente quanto pensam, mesmo em seus atos destrutivos como nas guerras e invasões. A mão de Deus está no controle da ordem mundial. É preciso estar em sintonia com Deus para ter consciência do nosso papel e de como proceder, desempenhar o nosso papel nos acontecimentos.

Deus é o Senhor da sua vida? Como você sabe que está obedecendo Sua palavra se você não lê, não a estuda? É possível fazer a vontade de Deus sem estudo bíblico? Voce acha que a vida cristã é uma caminhada no escuro, no chute, vai que eu acerto a vontade de Deus? Como você pode conhecer os mandamentos de Deus se não estudar Sua Palavra?

Nos seus relacionamentos sociais, nos negócios, na ética profissional, você procura conhecer os princípios divinos para se comportar? Busca orientação de pessoas maduras e esclarecidas, procura se auto instruir na Palavra de Deus, leva suas preocupações em oração?

Faz o que é melhor para você ou para o seu testemunho?

Como reflete o senhorio de Deus no seu trabalho? Nos seus negócios? Na sua vida profissional?

Como articular o senhorio de Deus e o livre arbítrio humano? Interessante recuperar e discutir com prudência o que ensinam os calvinistas e os arminianos sobre o assunto. Tem o homem livre arbítrio? Existe o determinismo divino? O Dr. Donald Turner aborda este assunto de forma didática, simples e para leitores comuns entenderem em dois livros, “A doutrina do pecado” e “A doutrina de Deus”. Assim é educativo para os cristãos refletirem se as coisas no mundo político, social, profético e na suas vidas acontecem apenas pela vontade decretiva de Deus ou por suas escolhas.

b) Deus permite que o invasor retire da terra de Israel o que de mais precioso e significativo possuía do aspecto devocional. Os utensilhos do Templo, cada um, simbolizava a presença de Deus, a comunhão com Ele, a redenção do homem. Em nossos dias o Templo de Salomão não tem mais qualquer importância. Os adoradores de Deus o veneram independente do lugar (João 4.23-24). O templo de Deus é o nosso corpo, mente e espírito (1 Coríntios 6.19; Romanos 12.1-2). O que o invasor retirou do seu coração? Por que Deus permitiu que ele levasse? O que ele levou é em definitivo à luz destas Escrituras? Deus está no controle, mesmo quando há disciplina, o Senhor cuida dos limites.

Você está atento para as correções em sua vida que Deus está colocando? Hebreus 12:1-7.

Como você reage às adversidades? Romanos 8.28

Você é daqueles que se adapta às novas circunstâncias com facilidade, esquecendo seus princípios? Daqueles fundamentalistas que entram confrontando tudo? Ou dos que vão para a Palavra de Deus e para oração e procuram a forma mais sábia de responder as astutas ciladas do inimigo?

Se puder leia o livro “O mistério da providência de Deus”, Editora Vida.

2. Instrumentos humanos que Deus precisa – Daniel 1.3-16

a) Não basta ser cristão. Tiago 1.23 e 2.19. É preciso ser um cristão preparado. É preciso ser cristão com inteligência e sabedoria. É preciso ser um cristão que se desenvolve espiritual, moral e intelectualmente. Em nossos dias Deus precisa de crentes bem instruídos, interessados, curiosos, que tenham perguntas e tenham respostas, em constante aprendizado. Atos 17.11; 1ª Pedro 3.15.

Como anda o discipulado em sua congregação? Você simplesmente assiste ou participa das aulas de Escola Bíblica? 2ª Timóteo 3.11-17.

Sua denominação mantém cultos profundos e abalisados sobre as principais doutrinas bíblicas? Voce procura conhecer o significado das grandes palavras bíblicas? Ou são superficiais as mensagens que o pastor prega? Quanto tempo ele gasta preparando as mensagens e estudos e quanto tempo depois voce gasta refletindo, perguntando, aplicando e buscando mais informações sobre o que foi ensinado?

Você gasta tempo lendo a Bíblia ou é um cristão fingido que posta versículos nas redes sociais sem procurar entender o texto e o contexto?

Você sabe como e por que foram escritos os livros da Sagrada Escritura?

Você procura fazer cursos bíblicos por correspondência, escutar bons programas sobre temas bíblicos, se informar sobre as diferentes interpretações das Escrituras?

Voce costuma levar perguntas e curiosidades ao seu pastor? Como ele responde?

E quanto aos líderes das igrejas locais, estão cumprindo sua missão conforme Efésios 4.11-17?

Qual é a qualidade das mensagens pregadas no seu púlpito? Hebreus 5.11-6.4?

Qual o resultado do seu trabalho à frente dos cultos, da doutrina e da Escola Bíblica Dominical? 1 Cor. 3.3-6.

b) Nabucodonozor foi esperto. Para dominar o povo judeu e submeter a cultura judaica, ele precisa de judeus qualificados em sua corte. Não queria qualquer um. Judeus especiais:

aa) De famílias qualificadas, “realeza e nobreza”. Que tipo de família é a sua em termos de vida cristã, conhecimento da Palavra, trabalho cristão, atividades sociais? O que sua família tem a oferecer a Deus? Como são seus pais, seus filhos, seus empregados? Você vive uma vida cristã nobre perante o Senhor? Ou sua família é cristã de nome? Cristã do fala muito e faz pouco? Você como é?

Como se trabalha a formação, a educação cristã entre os diferentes níveis sociais na sua comunidade? Há uma educação igualitária? Todos recebem as mesmas atenções, conteúdos didaticamente acessíveis?

Qual a influência da sua comunidade nas esferas de poder, na política, na cultura da região? É influência positiva e construtiva, leva as pessoas a se respeitarem, a se amarem?

bb) Com boa capacidade física – como voce cuida do seu corpo? Como é a sua saúde física e mental? Sua higiene? Se valoriza? Quais são as suas relações com a sua beleza? Como estão seus dentes, cabelos? Somos a imagem e semelhança de Deus. Aproveitando a deixa, como sua igreja, seu pastor lida com os preconceitos sociais? Nabudonozor era um homem preconceituoso. Não dava emprego nem investia em deficientes físicos. É sabido que nenhum deficiente podia entrar no Templo de Jerusalém. É claro que isso tem a ver com a cultura e com os tempos históricos. Não se justifica que homens temementes a Deus, à luz do século XXI ainda alimentem preconceito e discriminação em qualquer situação, muito menos ainda nas igrejas. Alguns preconceitos nos tempos de Daniel eram (1) Deficientes físicos não participavam da adoração no Templo – Atos 3.2; Levítico 2.17-19; (2) Pessoas de baixa estatura não podiam Levítico 21.20; (3) Homossexuais – Levítico 18.22; Romanos 1.27; (4) mulheres estéreis – 1 Samuel 1.1-7; Lucas 1.7 (5) pessoas de baixa renda - Tiago 2.2-6. (6) Prostitutas Juizes 11.1 (7) A mulher – João 4

cc) Versados no conhecimento – como são suas relações com o aprendizado da cultura secular e religiosa? Você busca adquirir conhecimentos permanentemente? É esforçado para estudar as Escrituras e interpretá-las? Os bons livros de sua denominação entram com frequência em sua casa? As pessoas depois que conversam com você saem impressionadas com o tanto que voce sabe sobre a Palavra de Deus? Quanto tempo voce gasta com voce mesmo, com seus familiares, com seu trabalho e com o estudo da Palavra de Deus. Que tipo de crente você é? 1 Coríntios 3.1-10.

Daniel e seus companheiros só puderam prestar um maravilhoso testemunho de Deus porque estavam abertos, tinha boa vontade, interesse em aprender os conhecimentos seculares da História, Língua e cultura do povo de Nabucodonozor. Você se considera velho para estudar? Cuidado para não acabar inútil no reino de Deus. Você é um estudante permanente, vive se informando, estudando? Qual é o seu grau de escolaridade? Tem e aproveita as oportunidades de estudar e compartilhar o que aprende?

dd) Líderes que sabiam se alimentar – o que entra para o seu corpo? Voce sabe o que come e por que come? Um cristão deve sempre consultar um nutrucionista. Isso também é cuidado do corpo e da alma. O que voce bebe? Fuma? Usa drogas? O que voce come e bebe te fortalecem para orar, estudar e testemunhar? Quais são os princípios bíblicos sobre alimentação que você conhece? Meditou sobre a glutonaria?

ee) Homens e mulheres de convicções – Daniel e seus amigos decidiram, FIRMEMENTE NÃO SE CONTAMINAR. Não existem convicções firmes sem estudar profundamente a Palavra de Deus, à luz do conhecimento histórico e cultural. Precisamos também dos estudos seculares. Também é necessário abertura e determinação espiritual. Fé de que Deus não nos decepciona quando somos fiéis aos seus mandamentos. É preciso ser fiel mesmo que se espere o pior acontecer e se entregue à mão de Deus.