O que é Fé?

Antes de conhecermos sobre o que o católico crê, precisamos primeiramente compreender melhor a palavra fé. Muitas pessoas tem uma grande fé, porém não sabem o que é este movimento tão grande feito pelo homem que é capaz de mudar e salvar vidas.

Uma boa definição de fé nos proporciona o Catecismo Jovem da Igreja Católica, fé é “ [...] conhecimento e confiança.”(Youcat, p.24). Bom, com esta definição pequena, porém completa, podemos nos aprofundar um pouco mais sobre a fé:

Conhecimento: Na definição acima temos a afirmação que fé é conhecimento, com isto, podemos entender que para ter fé é preciso tomar conhecimento do que acreditaremos, logo, não conseguiremos crer em algo que não conhecemos.

Bom, então fica claro que não poderíamos ter fé em Deus, se não tomássemos conhecimento dele. E para tomar conhecimento de Deus existem duas vias: uma pela nossa razão humana, razão esta que Deus nos agraciou; e outra, pela revelação divina.

Começando pela razão humana, a pergunta que nos interpela é: como o homem pode chegar ao conhecimento de Deus por suas próprias forças? Veja o que o catecismo nos diz através de Santo Agostinho:

“ [...] Interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar, interroga a beleza do ar que se dilata e se difunde, interroga a beleza do céu...interroga todas estas realidades. Todas elas te respondem: olha-nos, somos belas. Sua beleza é um hino de louvor. Essas belezas sujeitas à mudança, quem as fez senão o Belo, não sujeito à mudança? ” (CIC 32)

Aqui, o que fica claro, é que Deus pode ser encontrado pelo homem nas belezas mundo! Além disso, o Homem pelas suas próprias forças pode tomar conhecimento de Deus através da beleza do seu ser que, apesar de suas fraquezas, causada pelo pecado, possui uma beleza singular que só pode ter vindo de Deus[1].

A outra via é pela revelação divina, que é o convite de Deus ao homem para que este se torne peça participante de sua vida, esta revelação não depende de suas forças, e sim, da vontade de Deus. Deus se revela mais claramente na história da salvação, história esta que está redigida na Sagrada Escritura, começando por Adão e Eva e culminando na revelação plena que foi Jesus Cristo no meio de nós (sobre esta revelação trataremos detalhadamente adiante).

“Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do Filho” (Hb 1, 1-2).

Confiança: Em posse deste conhecimento de Deus, temos duas alternativas, acreditar em sua existência ou não. Se acreditarmos faremos este movimento chamado fé, pois estaremos acreditando em algo que conhecemos, porém não vemos. Pois se vermos Deus, não existirá mais fé na sua existência e sim uma confirmação!

Portanto, tenho fé em Deus porque o conheci através da minha razão e da sua revelação e, depois de conhece-lo, confio na sua existência!!!

Rafael F
Enviado por Rafael F em 26/12/2015
Código do texto: T5491702
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.