Transmitir a fé: Catequese
Origem:
O que é, e como surgiu este movimento de catequisar? Muitos não dão valor a este ato de catequisar, não dão, muitas vezes, porque não sabem como surgiu ou o porquê de catequisar, vamos tentar explicar um pouco sobre a origem da catequese.
Tudo surgiu com o convite de Deus que nos chama: primeiramente a procura-Lo, depois a conhece-Lo e, por fim, a ama-Lo. Ora, este é o seu convite, porém é preciso que este convite chegue a todos, ou seja, é preciso que ele atinja a terra inteira.
Jesus, seu Filho, que veio à terra para salvar e revelar a vontade do Pai (Deus), Ele recebeu e testemunhou a fé durante sua estada, após a sua redentora morte de cruz e ressurreição delegou esta missão de batizar e transmitir a fé aos viventes de sua época, especialmente aos apóstolos que escolhera[1]:
“Ide, fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28, 19-20)
Depois dos apóstolos receberem essa missão, eles saíram e pregaram por toda a parte e, com o passar do tempo, fizeram sucessores (os bispos), para que estes ensinamentos pudessem chegar a todos.
Hoje, todos os fiéis, depois de ter recebido esta fé, são chamados a vive-la e transmiti-la: anunciando a fé, vivendo-a na partilha com os irmãos e, celebrando-a nas missas e na oração[2]. Assim como já faziam as primeiras comunidades cristãs:
“Eles mostravam-se assíduos aos ensinamentos dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações” (At 2, 42)
Como Transmitir a Fé (catequese)?
O ato de transmitira fé é a tão conhecida catequese, como nos diz o Catecismo da Igreja Católica:
“Bem cedo passou-se a chamar de catequese o conjunto de esforços empreendidos pela Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o Filho de Deus[...]”(CIC 4)
Está mais do que claro, que a catequese não se destina apenas às crianças, mas também, aos jovens e adultos, afinal de contas todos tem sede de Deus e precisam aprender mais sobre Ele[3]. A catequese sempre esteve ligada à vida da Igreja, não somente para aumentar o número de fiéis, mas principalmente para: o crescimento interior de cada crente e da sintonia da sua conduta com a vontade de Deus[4].
1. cf. CIC 1 e 2
2. cf. CIC 3
3. cf. CIC 5
4. cf. CIC 7