Não tire férias de Deus

NÃO TIRE FÉRIAS DE DEUS

Ardentemente esperadas, aí estão, para alguns felizardos, as merecidas férias. O ano que passou foi duro, angustiante, cansativo. Problemas financeiros (quem não os teve?), escola, trabalho, insegurança social, violência, instabilidade e outros sustos, serviram para avolumar o passivo do ano recém-findo. Agora vêm as férias, e com elas, se não a praia, a viagem, a serra ou o sítio, pelo menos o descanso, o descompromisso com o horário, a vida mais calma. Pois tem gente que costuma tirar férias de tudo.

Conheci um homem que tirava férias da família; ia viajar sem a mulher e os filhos, pois dizia que férias deviam ser integrais, e que férias com a família não tinha graça. Outra senhora tirava férias da casa; não cozinhava, não limpava nada, nem administrava a casa... Muita gente também tira férias de Deus. Talvez porque durante o ano viva a espiritualidade como uma carga e não uma forma de vida.

No momento em que se veem em férias, acham por bem de se libertar de mais um compromisso: a religião, o culto, os sacramentos, a reflexão espiritual. É pena, mas esse número de cristãos é bem sugestivo e parece que, a cada ano, aumenta mais. São os eternos comodistas, aqueles que deixam de ir à igreja e assistir sua única missa ou culto semanal, porque estão cansados, queimados do sol, com dores no corpo por causa do esporte ou das caminhadas.

É curioso que, se forem convidados para um churrasco, uma cervejada ou outras amenidades, logo ficam bons e dispostos. Acho que tudo se resume numa atitude de coerência. É imperioso que certas pessoas deixem de lado suas máscaras. Ou somos ou não somos A vida espiritual deve ser rica em atos de consciência. Será que, pelo simples fato de estarmos em férias, devemos relegar Deus a um segundo plano? Que diabo de fé é esta? Se for assim, gostaríamos que Deus também tirasse férias de nós? Apreciaríamos se ele, por trinta dias, nos deixasse pendurados no pincel da vida, sem a rede de proteção de sua providência?

Férias é tempo de alegria e de ação de graças; período de desfrutar comedidamente da liberdade e louvar o autor dessa liberdade.

É tempo de agradecer por tudo de bom que recebemos, mesmo sem pedir, e muitas vezes sem merecer... As férias estão aí. É um tempo de parada, descanso e reorganização de vida. Vamos aproveitá-las ao máximo, mas também elevar nosso pensamento a Deus, Pai de todos e Criador de tudo. Férias é tempo de amor, alegria e reencontro. Por isso,

NÃO TIRE FÉRIAS DE DEUS!