Bom dia ou boa noite?

BOM DIA OU BOA NOITE?

Certa vez fazíamos uma vigília na noite do dia primeiro do ano, noite em que o mundo comemora a passagem de um ano para o outro, e um evangélico que nos visitava, ao ter uma oportunidade, saudou-nos com um alegre bom dia, pois já passava da meia-noite. Para a maioria presente soou uma saudação estranha, e, por isso, não respondeu, o que causou estranheza ao evangélico, que disse já ser mais de meia-noite, e, portanto, novo dia.

A estranheza foi porque naquela comunidade estávamos acostumados a nos saudar com a saudação cristã; segundo, porque para nós aquela não era hora do dia, e, sim, da noite. De onde vem então essa prática de se chamar dia depois da meia-noite?

Os homens adotaram essa prática na atualidade, mas nem sempre foi assim. Na biblioteca mais antiga que existe encontramos a revelação da criação da terra e de tudo que no universo há. Lá encontramos que a tarde sempre veio antes da manhã. Como pode ser isso?

Diz as Escrituras: “No principio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre luz e trevas. E chamou à luz dia; e às trevas chamou noite. E foi a tarde e a manhã o dia primeiro.” Gn. 1:1-4. Parece que não tem nada a ver, mas tem. Como pode a tarde vir antes da manhã?

Nessa revelação um tanto enigmática, existe necessidade de recorrermos aos princípios da hermenêutica (ciência da interpretação das escrituras antigas), a fim de elucidarmos esse mistério.

A expressão tarde do dia, acima, não se refere ao período que costumamos considerar, e que vai do meio dia ao pôr-do-sol. Sabemos isso usando a exagése, e analisando a seguinte passagem que se refere à tarde do dia, novamente.

“No crepúsculo, à tarde do dia, na escuridão e trevas da noite. Pv. 7:9. Crepúsculo, tarde do dia, escuridão da noite é tudo a mesma coisa. O episódio narrado se passa à noite, e está previsto se prolongar até ao início do dia, pela manhã. Veja: Vem saciemo-nos de amores até pela manhã...” Pv. 7:18.

No livro de Jó, lemos: “De madrugada se levanta o homicida, mata o pobre e necessitado, e de noite é como o ladrão. Assim como os olhos do adúltero aguardam o crepúsculo, dizendo: Não me verá olho nenhum; e oculta o rosto. Nas trevas minam as casas que de dia assinalam; não conhecem a luz. Porque a manhã para todos eles é como sombra de morte.” Jó. 24:14-17.

Vemos que o malfeitor ali citado aguarda o crepúsculo e, quando este chega, nas trevas mina as casas que de dia assinalou.

Numa símile proposta por Deus ao profeta Ezequiel, como sinal ao seu povo, diz: “À vista deles, tirarás para fora, de dia, os teus trastes, como para mudança; então tu sairás de tarde à vista deles,... E fiz assim, como se me deu ordem: os trastes tirei para fora de dia, como para mudança; então à tarde escavei na parede com a mão; às escuras os tirei para fora,... E veio a palavra do Senhor, pela manhã, dizendo:...” Ez. 12:4-8.

No tempo de Neemias, quando ele era governador em Jerusalém, o povo estava transgredindo o dia de sábado, pelo que mandou Neemias fechar as portas de Jerusalém quando começava a dar sombras sobre suas portas.

Desde o passado que o sábado é santificado de um pôr-do-sol até o outro pôr-do-sol. Esse é o período que corresponde ao ciclo de um dia.

Foi profetizado por Daniel que os homens mudariam os tempos e a lei. Dn. 7:25. E isso já ocorreu com relação ao tempo, e vai ocorrer ainda outra vez. Com relação à lei, ao tempo do imperador Constantino, no ano 373, a guarda do sábado foi mudada em guarda do domingo.

Pode algo começar pela metade? Como pode o dia começar no meio da noite?

Perguntou Jesus: “Não tem o dia doze horas? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque nele não há luz.” Jo. 11:9 e 10.

Como vimos, o dia – parte clara no ciclo de 24 horas, tem doze horas e, por conseguinte, a noite tem doze horas.

Na forma usual do mundo, o cristão tem que saber como fez Deus cada coisa que necessita ser obedecida, de modo a não perder a sua carreira.

Hoje o tempo está sendo contado erradamente, o que leva os desavisados a transgredirem. Por exemplo: quando houve trevas sobre a terra, da hora sexta até a hora nona, por ocasião do sofrimento e morte de Jesus, isso seria para o mundo, segundo a contagem que ele faz, das doze às quinze horas.

Portanto, muitos que pensam já estar vivendo as primeiras horas de um novo dia, ainda estão dormindo nas últimas horas da noite. E, caso não despertem e acertem os seus ponteiros, não verão raiar o novo dia que irá despontar quando o sol se por.

Oli Prestes

Missionário