Os pentecostais APELIDARAM, ORGULHOSA e PEJORATIVAMENTE, todas as denominações e igrejas evangélicas que não são pentecostais, de TRADICIONAIS. Vou falar sobre os dois, os PENTECOSTAIS e sobre os TRADICIONAIS.
Uma das causas (1) do grande mundanismo; (2) do grande esfriamento espiritual; (3) da falta de vida cristã genuina, bíblica, nas denominações e igrejas apelidadas de TRADICIONAIS; e, (4) pior ainda, da grande explosão do PENTECOSTALISMO no século XX, fazendo surgir centenas de novas igrejas locais e novas denominações, algumas evangélicas e outras heréticas, todas de linha pentecostal, foi o DESPREZO e a IGNORÂNCIA da OBRA do Espírito Santo. Os apelidados de TRADICIONAIS ignoram e desprezam a obra do Espírito, Os PENTECOSTAIS, muito embora falem muito em obra do Espírito, ignoram e desprezam do mesmo modo. Aliás, esta chamada obra do Espírito, tão propalada pelos pentecostais, tem sido uma das razões do grande divisionismo entre eles, criando pentecostais de todos os tipos e cores, desde os mais LEGALISTAS até os mais LIBERAIS, e centenas de outros tipos pelo meio, de tal modo que criou uma grande confusão no meio dos evangélicos.
TRADICIONAIS e PENTECOSTAIS ignoram e desprezam a obra do Espírito. Pretendo provar isto, dentro da Bíblia e na prática. Leia nos próximos editoriais deste boletim. Voce pode ajudar. Veja na Bíblia tudo, mas tudo mesmo, que ela diz sobre a PESSOA e OBRA de DEUS PAI; tudo que ela diz sobre a PESSOA e OBRA de DEUS FILHO; e tudo que ela diz sobre PESSOA e OBRA de DEUS ESPÍRITO SANTO. Voce notará uma grande diferença entre o que a Bíblia diz sobre a PESSOA e OBRA do Pai e do Filho, em relação ao que ela diz sobre a PESSOA e OBRA do Espírito.
(Igreja Batista Maranata, Rio Claro, 05/05/1985).