O QUE É ESPÍRITISMO (ATRIBUTOS DA DIVINDADE)

O QUE É ESPIRITISMO

(ATRIBUTOS DA DIVINDADE

Livro dos Espíritos: Questões 10 a 13)

Em nosso estudo hoje, examinaremos as questões 10 a 13 que tratam dos atributos da divindade, isto é, de Deus, nosso Pai. A questão número 10 indaga quanto à compreensão da natureza íntima de Deus. E a resposta é muita clara e óbvia: “Não; falta o homem para isso o sentido”. Deus é o Pai e Criador. Nós somos seus filhos ou criaturas ainda bastante incipientes no progresso. Seria ousadia da nossa parte pretender compreender a natureza íntima do criador do Universo.

O Codificador, porém, insiste: “Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?”. E os espíritos respondem: “- Quando não mais tiver o Espírito obscurecido pela matéria. Quando pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá”.

Claro! A inferioridade e nossas faculdades não nos permite ir além da compreensão óbvia de sermos filhos de Deus, a quem devemos amar e respeitar. E uma das formas de exercermos esse amor é buscar servir aos nossos irmãos em Humanidade, amando-os e perdoando-lhes as ofensas e tudo fazermos no sentido de agradar ao nosso Pai celestial.

As questões 12 e 13 se relacionam mais diretamente com os atributos ou perfeições. Ora, quanto maior é o aperfeiçoamento nosso ou desenvolvimento de nossas qualidades morais e espirituais, mais fácil vai se tornando a visualização, por nós, da grandeza e infinitude de Deus.

Por exemplo, ao passo que vamos desenvolvendo em nós, a humanidade e o espírito da simplicidade, vamos nos elevando da matéria e a pouco e pouco entrevendo a grandeza divina. E Deus, a partir dai, va-se-nos revelando ETERNO, INFINITO, IMUTÁVEL, IMATERIAL, ÚNICO, ONIPOTENTE, SOBERANAMENTE JUSTO e BOM. E mesmo assim não nos sentimos satisfeitos porque, obviamente, percebemos que não nos apreendemos toda a grandeza de nosso Pai que está nos Céus.

A respeito da Divindade, “há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, e a própria linguagem nossa é deficiente para exprimir toda a soberana verdade a respeito de Deus.

O espiritismo ajuda-nos bastante no sentido de mantermos uma conduta digna do respeito que todos devemos dispensar a Divindade, para melhor compreende-la e amá-la. Deus é nosso pai e quer que sejamos felizes. E porque a humanidade sofre? Justamente por lhe faltar humildade, amadurecimento da inteligência e muito mais por faltar-lhe, ainda a compreensão de que somos Espíritos, competindo-nos desenvolver, na Terra, enquanto na carne, condições espirituais.

INALDO LACERDA LIMA

O MENSAGEIRO – ÓRGÃO DO CENTRO ESPÍRITA OLHAR DE MARIA

Pedro Prudêncio de Morais
Enviado por Pedro Prudêncio de Morais em 12/06/2012
Código do texto: T3719528
Classificação de conteúdo: seguro