O PASSE ESPIRITUAL

O PASSE ESPIRITUAL

Das franjas do mundo invisível, lado a lado com os trabalhadores encarnados, no templo do amor espiritual, presentes estão os benfeitores na distribuição de energias curadoras.

Similar ao passe magnético, inscreve-se na linha de possibilidades do grupo espírita o passe espiritual em que as entidades dos planos elevados descem em missões de amor e fraternidade.

Quase sempre reclama-se o auxílio de médium espiritualizados, em que já tenham ascendido na escala da reforma moral e já vibrem em sentimentos puros e ideais cristãos. Tais pontes de acesso a regiões tranquilas ou receptores das frequências harmoniosas do Além, são os dínamos que acumulam e liberam os fluídos celestiais que lhes transmitem os agentes espirituais da bondade e do amor.

Outras vezes, valendo-se da elevação vibratória do grupo, unido em prece e identificado em sublimidades, derramam-se fluídos divinos dos corações e mentes sagrados dos Espíritos de luz.

Há de se lembrar ainda, aos seareiros do amor, que mesmo não se exteriorizando a percepção de suas influencias e ainda inexistindo apelos e preces, presentes estão amigos invisíveis na missão de reajuste e equilíbrio aplicando aos irmãos os recursos superiores do passe espiritual.

(Recebida mediunicamente por A.B.L) (A)

01. Que aprendemos com Jesus sobre os passes espirituais?

Jesus impunha as mãos nos enfermos e transmitia-lhes os bens da saúde. Seu amoroso poder conhecia os menores desequilíbrios da Natureza e os recursos para restaurar a harmonia indispensável.

Nenhum ato do Divino Mestre é destituído de significação. Reconhecendo essa verdade, os apóstolos passaram a impor as mãos fraternas em nome do Senhor e tornavam-se instrumentos da Divina Misericórdia.

Atualmente, no Cristianismo redivivo, temos, de novo, o movimento socorrista do plano invisível, através da imposição das mãos. Os passes, como transfusões de forças psíquicas, em que preciosas energias fluem dos mensageiros do Cristo para os doadores e beneficiários, representam a continuidade do esforço do Mestre para atenuar os sofrimentos do mundo. (B)

02. Como Allan Kardec classificou os processos de passes espirituais?

a) Pelo fluido dos Espíritos que atuam diretamente e sem intermediário sobre um encarnado, seja para curar ou acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre o individuo uma influencia física ou moral qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja qualidade está em razão das qualidades do Espirito.

b) Pelo fluído que os Espíritos derramam sobre o magnetizador e ao qual este serve de condutor. É o Magnetismo misto, semi-espiritual, ou se assim o quisermos, humano espiritual. O fluído espiritual, combinado com o fluído humano, dá a este último as qualidades que lhe faltam. O auxilio dos Espíritos, em tais circunstancias, e por vezes espontâneo, porem com mais frequência é provocado pelo apelo do magnetizador. (C)

03. Nos processos de cura, como devemos compreender o passe?

Assim como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais. (D)

Por atuar diretamente sobre o períspirito, ou seja, sobre a matriz onde se funde o nosso organismo físico e, por conseguinte, onde se localizam as raízes profundas de nossos distúrbios somáticos, é o passe mais importante elemento para promoção do equilíbrio perdido ou ainda não conquistado, sempre que todo e qualquer desajuste se instale ou se revele. (E)

04. Quando ocorrem curas espirituais?

As curas espirituais incluem não só as doenças propriamente ditas “espirituais” como, também, as que tendo, de início, uma origem espiritual, evoluíram a ponto de atingir o corpo orgânico, são, pois doenças orgânicas de fundo espiritual.

Os processos espirituais utilizados nessas curas não visam, portanto, moléstias orgânicas comuns de origem, evolução e tratamento material, que competem à medicina acadêmica.

05. Podem os Espíritos amigos atuar sobre a flora microbiana, nas moléstias incuráveis, atenuando os sofrimentos da criatura?

As entidades amigas podem diminuir a intensidade da dor nas doenças incuráveis, bem como afastá-las completamente, se esse benefício puder ser levado a efeito no quadro das provas individuais, sob os desígnios sábios e misericordiosos do plano superior. (E)

06. Que tipo de enfermidades são curáveis pela fluidoterapia?

Como permuta das energias universais, quer entre desencarnados, quer entre encarnados – elege-se por delicado e precioso auxiliar a ser utilizados no tratamento das doenças de longo curso, nas crises bruscas e repentinas de dor; no combate às chamadas “doenças fantasmas”, nas perturbações espirituais transitórias que sofrem as almas encarnadas; nas enfermidades da mente, no reequilíbrio de si mesmo, quando o homem está sob o fogo de auto obsessão; nos abalos do sistema nervoso, na terapia dos complexos.... (E)

07. Se o passista não tiver a necessária obediência alimentar, os Missionários Espirituais deixarão de utilizá-lo?

Em situações especialíssimas ou de emergência, os Mensageiros Divinos servem-se de quaisquer instrumentos que encontram às mãos, independente de suas condições interiores. Essa utilização, porém, é sempre transitória e eles estão dispostos a buscar outros mais aptos e disciplinados, para serviços contínuos e complexos.

O passista, portanto, que se proponha essa modalidade de amparo caritativo, como fiel e genuíno trabalhador, há de empreender todos os esforços para aprimorar-se de forma tal que seja digno de postar-se na posição de um intermediário da Espiritualidade Maior. A alimentação é um dos detalhes. (E)

08. Por que aconselhar leitura e estudo para o passista?

A leitura e a permuta das noções de temas da Espiritualidade Superior sustentam, por si sós, a mente em planos altos, forrando o passista de uniões obsessivas por mantê-lo unido às ondas mentais mais vibráteis e puras do Universo.

Além dessa simbiose com Espíritos iluminados, em decorrência de suas preferencias novas, deve-se ter em consideração que a renovação de interesse produz um esquecimento lento e gradativo dos hábitos anteriores, trazendo-lhe a reforma de seu mundo moral e permita-lhe envergar as roupas do “homem novo” do “Evangelho do Senhor”. (E)

09. Como veículo do passe espiritual, o médium deve encontrar-se?

Para o passista, concentração é o ato ou o efeito de fazer convergir para o paciente as suas forças de saúde e equilíbrio, unidas às do Mentor Espiritual, criando quadros mentais nobres e edificantes.

Pela afinização que estabeleça com o assistido, remeter-lhe-á suas ondas mentais mais intensas, objetivando a renovação de seu mundo intimo e, ao mesmo tempo, promovendo a circulação de fluídos no organismo socorrido. (E)

10. Para que serve a sala de passes como fator de valorização do trabalho de fluidoterapia?

Nessa sala ambiente os Mentores Espirituais terão o recanto isolando-a da influenciação miasmática inferior e higienizando-a como um ambiente hospitalar especializado.

A reflexão sadia do passista contribuirá para sustenta-la depurada. E a oração será o canal a recolher permanentemente fluídos puros que alimentarão o serviço de passes e de fluidificação de água beneficiando, de modo ainda inabordável em sua profundidade total, aos enfermos das mais variadas classificações. (E)

11. A presença de doentes na câmara de passe não perturbará a harmonia fluídica do ambiente?

A presença do doente não a maculará.

As suas vibrações desequilibradas, produtoras de percentagem enorme de doenças aparentemente orgânicas, não superarão o ambiente dessa câmara de passes. E demorar-se no local lhe equivalerá a um banho necessário para as suas disfunções e anomalias. (E)

12. Como devemos operar o passe?

Basta que postemos uma das mãos, a direita ou a esquerda ou, se preferir, ambas, acima da cabeça do assistido, tendo já nos organizado interiormente om os comportamentos morais que relatamos anteriormente.

Se preferir, poderá movimentar as mãos. Considerando que a gesticulação possa auxiliar-nos mais seguramente, poderemos movimentar as mãos, no sentido da parte superior da cabeça, descendo pelos braços fazendo o contorno do corpo do paciente até a altura da cintura sempre evitando, por dispensável, tocar-lhe diretamente o corpo. (E)

13. Que é o passe espiritual ou passe espiritual direto?

O passe dado pelos espíritos, o que está fora do alcance de nossa vida material, a uma só pessoa ou a muitas ao mesmo tempo, chama-se “passe espiritual”, o qual pode ser manipulado pelos espíritos passistas com elementos do médium (ainda que este esteja a distancia), dos seus próprios fluídos ou de seus auxiliares e também de plantas medicinais. (G)

Mesmo na ausência de médiuns e muitas vezes respondendo a evocação ou preces, os espíritos desencarnados assistam da mesma forma aos doentes, fazendo passes diretamente sobre seus períspiritos.

O espírito projeta sobre o doente um conjunto de forças representado:

a) por fluídos emanados do seu próprio coração, visando o bem ou o mal, segundo a natureza da entidade que age.

b) pelas radiações de sua aura individual, mais ou menos benéfica ou maléfica, segundo seu próprio grau de evolução.

c) pelos fluídos que pode captar no oceano cósmico em volume a quantidade concordantes com as necessidades do momento. (H)

14. Que é passe espiritual indireto?

Em qualquer dos casos de mediunidade de incorporação a saber: consciente, semi-consciente ou inconsciente, o Espírito desencarnado, através do médium que lhe serve de veículo, lança seus fluídos sobre o doente, visando a cura de moléstias, afastamento de obsessores ou limpeza psíquica para desprendimento de agregados fluídicos, atraídos pelo individuo por efeito de sua baixa tonalidade vibratória, ou lançados sobre ele por agentes do plano invisível.

Quanto mais evangelizados for um médium e mais purificado de corpo e espírito, tanto mais benéficos serão os passes aplicados por seu intermédio, as impurezas, quaisquer que sejam, dificultam a passagem de fluídos afins, também pesados e grosseiros, emitidos por Espíritos. (H)

15. Que tratamento deverá ser Dada à água a ser fluidificada?

Recebendo a água para fluidificar, bastará que o passista a coloque num dos locais da câmara de passes, e os Mentores Espirituais, utilizando-se dos recursos próprio passista e dos circunstantes e da Natureza vegetal e fluídica, imprimir-lhe-ão combinações variadas. (E)

16. Como deve ser usada a água fluídica?

A água fluidificada deve ser preferentemente bebida, para que no contato direto com o organismo desencadeia reações indispensáveis ao reequilíbrio ao qual é destinada.

E assim como no passe é a confiança do paciente que lhe favorece os efeitos, a mesma disposição de fé se faz necessária a quem se utilize de água fluidificada.

Surgirão alguns a indagar se podem banhar as lesões expostas ou partes externas do corpo, como parte da fluidoterapia e que se submetem o aspirações da nova vida. Podem e devem mesmo, porém sem excesso. (B)

17. No tratamento ministrado pelos Espíritos amigos, a água fluidificada, para um doente, terá o mesmo efeito em outro enfermo?

A água pode ser fluidificada, de modo geral, em benefício de todos; todavia, pode sê-lo em caráter particular para determinado enfermo, e, neste caso, é conveniente que o uso seja pessoal e exclusivo. (D)

18. Por que a água é usada como veículo de fluidificação?

A água é um condutor fluídico por excelência, refletindo o teor e as vibrações normais daquelas que dela se servem, para todos os fins. A sua simbologia, presente em quase todas as iniciações religiosas das mais diversas seitas, esteve sempre ligada a esse fator que lhe é intrínseco, significando que ela limparia o homem da capa de seus pecados e o tornaria um homem novo. (E)

O Mensageiro - Órgão do Centro Espírita Olhar de Maria

Fontes de estudo:

(A) Comunhão Espírita Cearense – GUIA DE AÇÃO ESPÍRITA

(B) Emmanuel – CAMINHO, VERDADE E VIDA

(C) Allan Kardec – A GÊNESE

(D) Emmanuel – o CONSOLADOR

(E) Roque Jacinto - PASSE E PASSISTA

(F) Edgar Armond – CURAS ESPIRITUAIS

(G) Wennfledo de Toledo – PASSES E CURAS ESPIRITUAIS

(H) Edgar Armond – PASSES E RADIAÇÕES

Pedro Prudêncio de Morais
Enviado por Pedro Prudêncio de Morais em 05/06/2012
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